16 de janeiro de 2008

Teoria da vitimização

Como habitualmente, bastou um mísero erro desfavorável ao Benfica para cair o Carmo e a Trindade, com especial relevo para os blogues benfiquistas, com os textos a atacarem violentamente a exibição de Paulo Costa, no último Benfica-Leixões.

Sem dúvida que o golo, mal-invalidado a Nuno Gomes, teve influência no resultado. Parece-me evidente. Mas também é por demais notório que esse erro, crasso, serviu às mil maravilhas para a subserviente imprensa colocar a tónica do discurso no nefando poder arbitral, branqueando a habitual mediocridade que, época após época, vai campeando na Luz, deprimindo os seus adeptos.

Como medida profiláctica, compreende-se perfeitamente as manchetes da "Bola", sempre lesta a acorrer em socorro do clube do regime. Capas com alusões a pretensos erros prejudiciais aos encarnados, ou com equívocos benevolentes a favorecer o rival do Norte já há muito tempo deixaram de ser novidade. E de surpreender. E nem elas já conseguem resgatar a alegria à muito tempo perdida pelos seguidores de Eusébio.

No que se refere à fauna que escreve alarvidades diárias na blogosfera benfiquista, a teoria de vitimização ganha adeptos, a cada dia que passa. Também neste caso, esse erro, um oásis no deserto que constitui o trato na bola, para aqueles lados, foi recebido com júbilo. Por uma vez, esta temporada, os pobres puderam escrever sobre algo mais do que patéticas exibições, resultados medianos e glórias de antanho. Aproveitaram e destilaram a fel que os consome. Foram aos baús, cheios de bafio, e voltaram a abanar o fantasma gasto do "Apito Dourado".

"Ai, tadinhos de nós, que somos tão prejudicados...", leu-se, com a maioria a acreditar piamente no que lá está escrito. Espantoso, ou talvez não, é que esse mesmo Paulo Costa, agora tão causticado e vilipendiado, é o mesmo árbitro que os apitou na Amadora, naquele célebre jogo para a Taça da Liga.

Estão a ver o filme? Tempo de descontos, os amadorenses perto da proeza de eliminarem o vizinho todo poderoso mas...

Qual super-herói, no momento em que o Mundo parecia prestes a desabar, surgiu ele, vestido de preto, soprando no apito, vislumbrando uma mão imaginária, deixando estupefactos os meros apreciadores de futebol e envergonhados até ao tutano os adeptos benfiquistas, tamanha a obscenidade do roubo. É um avião? Não! É um pássaro? Não! É o super Paulo Costa, travestido de águia ao peito.

Mas isto os blogues encarnados não comentam. Nem as diatribes de Nuno Manso, o fiscal de linha agora sob as luzes da ribalta, conotado com o FCP, pela pena vernacular e doentia de Rui Cartaxana. O mesmo assistente que, num não muito longínquo Rio Ave-SLB anulou um golo legal, por pretensa saída da bola, aos vilacondenses, participando depois no festim do deboche final, validando um golo ao Mantorras, onde o pé do avançado angolano penteou a cabeça do defesa...

Por fim, e porque é cansativo bater mais nos "ceguinhos", qual a credibilidade dessa gentinha, que ficou a assobiar para o alto, quando Paraty condescendeu com os dois truculentos jogadores do plantel, em cenas impróprias a menores, no relvado de Setúbal? Ou acham que a Lei 12, acerca das condutas anti-desportivas, não deve punir os jogadores comandados por Camacho? Ou só se aplica aos outros, talvez?

12 comentários:

Sérgio de Oliveira disse...

Paulo :

É uma pena estares a gastar o teu latim com "ceguinhos" !
É demasiada qualidade para eles !

silvino martins disse...

meu amigo está tudo muito bem exepto na parte do "golo mal-invalidado", porque foi marcado um fora de jogo, logo a jogada tinha de parar, não parou? faltou o amarelo ao jogador que continuou com a jogada.

Anónimo disse...

Paulo tens razão em quase tudo menos no nome do arbitro na Amadora esse foi Duarte Gomes.

Anónimo disse...

o problema é que eles são muitos, e os jornalistas tem de enrolar mais que puta madura...

Amorim

lucho disse...

É isso Paulo. Em grande. Queria ler tudo isto em algum sítio. E sabia q o encontraria aqui. Parabéns. Eles têm o q merecem. E o Cartaxana se facto é doentio.

Paulo Pereira disse...

Dragon Balls,

Inteira razão. Lapso meu, involuntário, e motivado por ter recorrido a uma opinião amiga sem depois ter conferido devidamente os nomes dos protagonistas.

Fica aqui o meu mea culpa eobrigado pela dica.

lucho disse...

Paulo o teu lapso é compreensível já que dp desse jogo na amadora com duarte gomes para a t.liga seguiu-se nessa mesma t.liga um setubal-slb, esse sim com paulo costa em q este último apitou um penalty-fantasma contra o setubal e deixou em branco 2 contra o slb...vá lá q o setubal ganhou na mesma:)

Paulo Pereira disse...

Boas,

Lucho, obrigado tambem pelo esclarecimento, no caso da Amadora, e pelo relembrar de mais uma valente palhaçada branqueada, com Paulo Costa ao comando. Felizmente, os homens de Carvalhal fizeram justiça.

Abraço,

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo blog!

Se puderem adicionar aos vossos links:

www.dazuis08.blogspot.com

Anónimo disse...

Preciso de contactar os autores deste blogue por mail. Para onde posso fazê-lo? (não é publicidade...)

Anónimo disse...

Preciso de contactar o autor deste blogue por mail. Para onde posso fazê-lo? (não é publicidade...)

Paulo Pereira disse...

Boas,

Caro Filipe, pode contactar para o mail:
Mundoazulebranco@hotmail.com

Abraço,