1 de outubro de 2007

El Matador...satisfaz duas vezes!!!

competição: bwin LIGA 2007/08, 6ª jornada
data: 29.09.2007
local: Estádio do Dragão, no Porto
assistência: 31.809 espectadores
fc porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Stepanov, Marek Cech; Raul Meireles (Adriano, 77m), Lucho Gonzalez (Bolatti, 77m), Paulo Assunção; Sektioui (Leandro Lima, 46m), Quaresma e Lisandro Lopez.
golos: Lisandro Lopez (15 min, 75 min)

Começam a faltar os adjectivos e palavras para classificar o arranque dos Dragões na Bwin, não que sejam esplendorosos no futebol praticado, mas 6 em 6 não lembra aos mais optimistas e se juntarmos a esta invencibilidade a catadupa de pontos perdidos pelos eternos rivais então melhor soa ainda. Desta feita a jornada trazia um Derby na Muy Nobre Cidade Inbicta, e inbictos continuamos…

Depois do precalço que fora a viagem até um dos altares do Mundo, regressavam aqueles que têm mostrado ser as mais valias deste Plantel e habituais escolhas de Jesualdo, conferia um onze só com 2 alterações, o regressado Helton e o assegurar da titularidade por Stepanov, no resto tudo igual, até aqui as surpresas não eram muitas, o início da partida foi surpreendente (no meu ponto de vista), rápidos, incisivos com intuito de resolver cedo uma contenda que se avizinhava de dificuldade acrescida, os do Bessa pareciam atarantados e abriam brechas por tudo o que era lado, sobretudo à direita, Bosingwa de regresso às investidas supersónicas pelo seu flanco, dinamitava as intenções de J.Pacheco, que para obstar a essas e outra investidas colocará homens rápidos nas alas, prescindindo de um jogador fixo na frente de ataque…

Mas o despertar cedo dos Portistas foi fatal às aspirações axadrezadas, na verdade os Azuis entraram a todo o gás, cheios de personalidade e dar boa conta e resposta, a circulação de bola fazia-se como ainda não tinha visto esta época, a manobra ofensiva não emperrava como muitas vezes se virá em jornadas anteriores, o relvado molhado por uma chuva diluviana fazia crescer o futebol ofensivo e a defesa Boavisteira via-se em palpos de aranha para suster avalanche, quando logo nos minutos iniciais Lisandro desperdiçara a dadiva de Carlos, cedo se previra que ou se acertava agulhas na defensiva forasteira ou então ia ruir cedo a estratégia dos mesmos…

E assim foi o perigo haveria de rondar por mais 2/3 vezes a baliza axadrezada, até que após mais um livre de Quaresma e como corolário de um quarto de hora intenso os Dragões chegam ao Golo…
e que golo, não pela sua beleza técnica ou de registo assinalável na execução, mas pleno de raça, faro, códicia e de eficácia, Lisandro quem mais, (está assombroso em todos os capítulos do jogo…de uma omnipresença a todos os níveis), o Guardião das Panteras larga uma bola para a frente e no sitio certo, Licha confere o 1º e deixa os adeptos em delírio. Pensava-se agora que o jogo ia acelerar ainda mais, partir para uma exibição de luxo, aliar ao resultado uma exibição de se lhe tirar o chapéu, mas não, o decurso da partida iria mostrar que não passará de um equívoco tais ânsias.

Como que por artes do oculto e do sobrenatural, os comandados de Pacheco libertaram-se das amarras e dispondo as suas pedras no tabuleiro a contento, começaram a mostrar que havia que contar com eles, por seu turno os pupilos do Prof. aburguesados agora a sombra do golo, mais não faziam que controlar o jogo, embora com os olhos mais longe da baliza adversária. O intervalo chegaria não sem que antes os axadrezados levassem o perigo ao nosso último reduto, por intermédio de um remate de meia distância que pós os reflexos e qualidades de Helton à prova…mais um sem numero de cantos e livres sobre os flancos foi tudo o que o Boavista levou de perigo a nossa área onde apesar de tudo dava-mos conta das operações.

A 2ª parte indicia mexidas nos onze Portista, com habitual troca de Tarik por L.Lima, pasmei, que arrojo do Mister, o marroquino não tinha sido tão prestável como até aqui (perdeu ritmo…por culpa do Ramadão ou por não jogar tudo o que pode?!?!?!?!), ia predominar o controlo do esférico e desferir ataques minuciosos e mortíferos tal estratégia…não!!! Novo equívoco, entramos a dormir, voltavam os assobios e o que se via era a total incapacidade de controlar um jogo que tiveramos na mão, logo de entrada Edgar falha na cara do Guardião Azul o empate, intranquilizavam-se os adeptos, nervosos os jogadores da casa falhavam passes em chorrilho, as dificuldades em sair para o ataque eram por demais evidentes, dificuldades em fazer e engendrar mais que 3 passem em simultâneo, começava a pairar no anfiteatro do Dragão o espectro do empate, que muito embora a qualidade do futebol das panteras não justificasse, a sua abnegação e entrega ao jogo, aliada agora a inoperância do sector intermediário Azul e branco eram o garante de que a história podia mudar e ser aziago o final de noite. Entretinha-se o Boavista a fazer pela vida e o Porto na tentativa de recuperar as rédeas de um jogo que teimava em não controlar, quando se dá o volte face nos ânimos e hostes dos da casa…

Quaresma arranca pelo flanco esquerdo tenta a trivela, a bola esbarra na muralha e rechaça para os pés de Cech que fazendo valer o seu pé esquerdo cruza bem para o centro da área onde aparece El Matador, ajeita com um dispara com o outro e estava feito o 2º para alivio das bancadas…mais seguros agora com o desfecho, este não tomaria outro rumo, controlaríamos melhor os minutos finais e sem grandes sobressaltos, Bolatti teria ainda uns minutinhos para a redenção e Jesualdo dava a Adriano a oportunidade de ganhar ritmo, tentando ainda projectar o 4*4*2 que tantas dores de cabeça lhe têm dado, (cheira-me que em Istambul vamos jogar nesse sistema). Soava o apito final, o Porto capitalizava o resultado do Derby da 2ª circular e apesar de por largos momentos a exibição ser sombria e nefasta a saúde daqueles que apreciam não só as vitórias mas também o bom futebol, o principal objectivo era conseguido o regresso ás vitorias, o habito de ganhar e a moral de viver e liderar o Campeonato, segue a carreira imaculada, venha a Champions!!!!

Azul Forte (+)
(+) Lisandro, pois claro é por esta altura o expoente máximo da máquina Azul e branca, joga, corre, defende e ainda marca…não sei se é ponta de lança se joga melhor a extremo, o que sei é que se sente como peixe na água no habitat que é a área, os 6 golos que leva e a liderança da tabela dos melhores marcadores são um bom prémio, (só o seleccionador argentino anda de olhos tapados, mas eu digo ainda bem).
(+) Stepanov, não fez nenhuma exibição de encher o olho nos pós Fátima, mas mostrou ser forte no jogo aéreo e no corpo a corpo é uma opção credível para o lugar…há que contar com ele.

Azul Desbotado (-)
(-) O sector intermédio e o eclipse da equipa após a meia hora inicial, bem como a dinâmica do jogo até ao 2º golo, em casa e com o jogo na mão que raio passa na cabeça dos jogadores para acharem que não vem mal ao mundo deixar de jogar futebol?!?!!?!?

ps: Agora num tom mais recatado, o coitadinho do Pacheco continua a malhar nos árbitros, mas apontar na direcção dos Árbitros não me parece correcto sobretudo num jogo onde não tem razão alguma, quanto a mudar de cores (experimente o equipamento alternativo) pode ser que resulte, se jogar contra o Benfica nem isso lhe vale.

ps2: O discurso de Jesualdo na conferência de imprensa após o jogo cheio de recados internos e direccionados (eu cá não percebi a quem eram dirigidos), seria a toda a equipa?!?!?

10 comentários:

Anónimo disse...

E ai estão mais 3 pontos para o FC Porto (3x6=18). É de rir os comentarios a dizer q o Porto depende do Lisandro, so pq ele marcou os golos (2o golo de ontem uiii) que depende do trabalho do FCP. Ha pco tempo critiquei o argentino pq destruia o jogo ofensivo do FC Porto, continua a acontecer, no entanto ele faz os golos logo COMPENSA. Sem ser um jogador brilhante está a merecer todos os elogios e c estas exibições é impossivel criticar os momentos menos conseguidos do Licha. Força licha/FCP

Anónimo disse...

Jogo assim assim, bons golos, grande Lisandro, árbitro também a necessitar de ir ao oculista -sempre a tentar auxiliar o Boavista a chegar à área do Porto- e muita confusão táctica na nossa equipa. Leandro um pouco perdido na direita, melhor quando colocado sobre o centro esquerda, Bosingwa tal como Quaresma a abusar dos individualismos e as últimas entradas (Bolatti e Adriano)a acertarem definitivamente a estratégia da equipa. Não percebi bem porque Jesualdo não colocou Edgar...Adriano entrou a fazer esse lugar, mas está sem ritmo, era preferível -na minha óptica meter o "pretito"- e depois se fosse necessário colocar então o Adriano. Globalmente a equipa esteve coesa com espaços de tempo grandes em que parecia apenas querer deixar passar o tempo. Bem a nível defensivo com alguns senãos de Stepanov, que foram emendados à medida que o jogo decorreu. Helton entrou bem, mas devia ter sido dada a possibilidade a Nuno de manter o lugar. -OK, vem aí a Champions, mas é injusto tirar um jogador que tem feito sempre bem o lugar. Lucho também esteve a um nível muito razoável e um Quaresma intermitente, mas mais cooperante do que o habitual...Leandro, mais uma assistência para golo!
-Lisandro o melhor, está em todo o lado!
Quanto aos "sujeitinhos" lá de baixo mais uma vez a contarem com o proteccionismo do árbitro. O líner diz: É mão -todos vimos, ouvimos e lemos na Televisão! O árbitro pára o jogo, vai conversar com o juiz de linha -cala-te pá, senão levas no focinho- decide -que remédio tem ele, a MJM estava na Bancada- que não é penaltie e dá bola ao solo, melhor, oferece a bola ao Benfica! Na Reboleira foi ao contrário? Não, estão enganados, foi também assim, isto é, o beneficio é sempre para os mesmos!
"InBestigar MJM InBestigar"...Isto é uma VERGONHA NACIONAL, não foi um, foram dois penalties, feitos pelo senhor Katsouranis, que está autorizado a fazer tudo o que lhe vier à cabeça! O cabeça de "ninhos de melros" é mais um a alinhar nesta PALHAÇADA...O Pedro, o Pedro também pode ser, é militar, gosto do homem, especialmente porque ele é de Comunicações Seguras e Acertadas!...De qualquer modo já lá vão a sete e oito pontos respectivamente, agora espero é que a experiência do passado ano, nos sirva de lição! Professor, meta na cabeça, não se pode facilitar nem um milímetro...18 pontos!

Anónimo disse...

Bons 15 mns até ao golo..depois exibição mediocre!
Grandioso Lisandro ao nivel de um Raul Gonzalez e um Lucho esforçado a levar a equipa para frente.
Mais uma assistencia de Marec Chec(2º golo) e o individualismo do costume dos habitues de serviço...
O Meireles merece um banco só para ele e o Tarik esta a sofrer os efeitos do Ramadão-dêem uma sandes ao homem antes dos jogos!
Do treinador sou suspeito..mas faz duas substituições a contar com o milagre do santo Lisandro!e não ve aqueles vinte minutos da 2ª parte onde não havia tactica alguma...
quarta feira temos de jogar muito melhor e o Besiktas esta claramente ao nosso alcance...
Chega para consuno interno,pois os rivais são fracos e devido á nossa vantagem, os arbitros confundem-se e já nem sabem quem beneficiar!
Cump.

Paulo Pereira disse...

Vês? Não havia motivo para preocupações. Quer dizer, pelo menos para os primeiros 15 minutos, pk depois...
Gostei da entrada à Dragão, da 1ª parte de controlo, mas...
Parece existir sempre um mas neste Porto. Será k o problema é nosso, adeptos habituados a tudo? É k sempre são 6 jogos e 6 vitórias. Sofridas, mas com pleno de pontos.

Mas aquela 2ª metade foi penosa. Mais perto do empate do que do 2º...valeu-nos o El Matador, um exemplo de bravura e abnegação dentro do campo, fazendo lembrar o Derlei dos bons velhos tempos. Foi um daqueles casos de exclamarmos que o resultado foi bem melhor do que a exibição. Se for sempre assim...

Mas estou algo temeroso para o inferno de Istambul. Vamos ter k ser mesmo o PORTO, se quisermos pontuar!

Abraço,

Anónimo disse...

Há que enaltecer o arranque de temporada do Porto, mas atenção, a manta este ano é muito curta, e os jogadores vão estoirar mais cedo ou mais tarde. Além dos 11, não existem muitas opções credíveis, em sector nenhum. Uma desvantagem em relação aos principais rivais, que mais tarde ou mais cedo, começam a acertar agulhas nas equipas. E se ambas continuarem a jogar como fizeram ontem, não se vão assistir a muitos mais maus resultados para as bandas da 2ª circular.

Paulo Pereira disse...

Ó Rafael, ele há coisas k gostava de ver explicadas. "A manta é curta" e "não existem muitas opções credíveis, em sector nenhum. Uma desvantagem em relação aos principais rivais". Sim, eu sei k fica bem dizer isso num comentário, num português escorreito. Até parece que, assim num tom algo paternalista, o Rafael percebe a potes do k está a falar. Opções credíveis nos rivas, no banco? Where? Estamos a falar dos mesmos rivais, certo? Porque, sinceramente, tenho dificuldade em perceber onde se encontram essas opções, e pk não jogam elas, pois as duas equipas são pobrezinhas, sinceramente. Sim, eu sei k às vezes uma pessoa tende a ser levada pelas parangonas dos jornais. Ele é o "avançado k não engana", "o prodigio americano", "o novo menino d'ouro", etc e tal, mas não se fie nisso, pois a qualidade não é comparável aos elogios. Isto no SLB, pois o vizinho não está mt melhor. Lá está, o Rafael, talvez por ser um deslumbrado por natureza, deve ter-se deixado levar pelo mediatismo de Moutinhos e afins, mas volto a repetir: a qualidade não é bem a k é vendida pelos media. Qt às opções, basta atentar nos disparates de Djálo, na nulidade de Farnerud, na falta de ritmo e velocidade de Gladstone, para estarmos conversados.

Adios!

Anónimo disse...

Eh eh eh, essa do Rafael teve a resposta adequada, Paulo! Com então eles é k têm melhores reforços? E tiram essas ilações de k? Da eliminação pelo Fátima? Eos outros, k pelos vistos estão melhores, k se safaram apenas nos penaltys e com graves erros de arbitragem? Ele há cada uma, mesmo!
Stepanov tem estado bem (parece k se esqueceram k o Porto tem 2 defesas centrais lesionados, e nem por isso tem sofrido golos), Leandro Lima tem entrado aos poucos, mas já deu para ver k tem futebol para nos ajudar, mesmo Edgar, pelo bom jogo em Paços, e Adriano, são opções válidas para a frente de ataque. Só pode estar a brincar, qd diz k os outros estão melhores apetrechados.
6 jogos=6 vitórias e isso é k conta.

Boa sorte para Istambul

lucho disse...

Um Porto algo titubeante mas a marcar nas alturas ideais... Um Lisandro "on fire" e um tri q se começa a vislumbrar ao longe...

Bruno Pinto disse...

Olá Paulo. O FC Porto continua a sua marcha rumo ao tri. Nada de novo...

Sabes que até tenho um post dedicado à minha pessoa no blog dos mouros MágicoSLB?! Aquela gente acredita mesmo que o Katsouranis não fez penalty em nenhum dos lances polémicos e então fazem posts dedicados ao pessoal que pensa com o cérebro. Eles nem percebem que Benfica ou Sporting, para nós, é exactamente a mesma coisa, aliás, o perigo maior esta época até vem do Sporting possivelmente. Logo eu não faço análises com o objectivo de apoiar o Sporting, eu faço análises que julgo coerentes. É de mais para a cabeça deles!! Que gente ridícula! LOOOOL.

Abraço.

Paulo Pereira disse...

Bruno, isso é k é uma honra do caraças:)
Deixa-os lá a disparatar. Aquilo é malta que, como diz o MST, tem a mania da superioridade moral...

Abraço,