26 de setembro de 2007

Vim eu a acelerar para esta merda?

competição: taça da liga
data: 26.09.07
resultado: fátima, o - porto, o (4-2 gp)

Está um gajo muito bem de férias, sem tempo para ver futebol e o Porto lá ía ganhando. Uns sms, umas olhadelas à TV e os pontos a serem amealhados. Mas o bichinho ía fazendo mossa. Faltava-me algo na fuga à rotina diária. O Algarve estava como sempre. Sol com fartura, menos gente do que no pico do verão, o hotel bem escolhido e umas "bifas" jeitosas colmataram a ausência do vicío do pontapé na bola. Mas, ao fim de 11 dias, confesso que já estava farto. Ainda esbocei um protesto quando a patroa fez a menção a sairmos só depois de almoço. Contas rápidas de cabeça e vi que ía ser à justa. Mas lá teve que ser. Manda quem pode...

E pronto. Fiz-me à estrada. Acelerei mais do que o habitual [também ajuda ter uma carrinha nova] e às 18.40 lá estava eu, a entrar no acesso à garagem. Tirar malas do carro, arrumar a roupa, dar banho a dois fedelhos, tomar um duche rápido, convencer os catraios a comerem em termos [tarefa ciclópica] e consegui refastelar-me na minha poltrona predilecta às 19.36. Sim, a bola já tinha começado, mas o 0-0 era o sinal de que não tinha perdido nada.

O resto do jogo foi visto da forma de sempre. Ansiedade crescente, aumentada pelo facto de que cá o "je" tinha resolvido apostar 50 € na bwin, apesar da modesta odd de 1,2. Mas pensei: "carago, os gajos são da 2ª".

Se eram não se notou muito. A diferença que deveria existir entre o bicampeão e um recém-promovido à liga de honra, apesar de não ser abissal, deveria ser notória. Pois. Mas alguém deveria ter era alertado os jogadores disso mesmo. Caralho, a determinada altura aquilo assemelhava-se a um pesadelo. Afirmo, desde já, que detesto este tipo de jogos. Põem-me estranhamente nervoso. E o pensamento sempre a fugir para o jogo contra o Atlético, no ano passado...

Sim, Jesualdo mexeu na equipa. Aliás, foi quase uma equipa nova aquela que defrontou o Fátima. É bom que o professor se vá preparando para uma enxurrada de críticas. Eu não embarco nelas. Este jogo, apesar de muitos encontrarem semelhanças com o já referido jogo contra o Atlético, foi diametralmente oposto. Desde logo porque Jesualdo tinha aqui uma oportunidade soberana de dar minutos, preciosos, a alguns reforços, aumentando-lhes os níveis de confiança, e ao mesmo tempo fazer uma gestão equilibrada do plantel, agora que se entra numa fase mais intensa da época.

Contra o Atlético essa gestão nunca deveria ter existido, após uma paragem de 3 semanas no campeonato. Agora sim, e aí é que reside a diferença. Se Jesualdo não poupasse os titulares agora, fazia-o quando? Mais a mais, já tanto se escreveu contra a não inclusão dos reforços na equipa titular, que muitos deles tinham aqui a verdadeira prova de mostrarem a sua capacidade. Era o jogo indicado, porque quem enverga aquelas camisolas listadas de azul e branco tem que ter capacidade para isso. Ou não.

É um doloroso regresso à normalidade, ao quotidiano, à rotina que, por momentos, ficou parada no tempo. Dasse, estava tão bem no Algarve!

10 comentários:

Anónimo disse...

À primeira, qualquer um pode cair. á segunda, só cai quem quer. na terceira, só cai o jesualdo. o pior é que com ele arrasta já o porto para fora de dois títulos que deviam ser nossos. continuem lá com ele que vamos longe.

Anónimo disse...

Ah, e já me esquecia...
os reforços do porto, com excepção do leandro que é mesmo de uma qualidade superior e com lugar na equipa principal, são uma vergonha. aquele mariano, por mim era já descartado. uma vergonha durante o jogo todo, de tal forma que, quando foi marcar o penalty, eu apostei com um amigo meu que ele nem baliza acertava. confirmou o que pensava dele. uma nódoa.

Anónimo disse...

Oh oh oh oh oh! Hoje não pias? Tás aziado?

Paulo Pereira disse...

Como sempre fazes comentários totalmente disparatados. Eu a pensar k estavas nervosamente à frente da TV,a ver se o árbitro vos desenrasca um penalty, pois parece-me k de outra forma não se safam na Amadora, e tu por aqui...
Como vês, "pio", pois até escrevi um artigo em menos de 5 minutos...
Aziado fico sempre quando o Porto perde, o k felizmente acontece poucas vezes. Mas bastou-me ir consultar a tabela classificativa do campeonato para a azia passar...

Fica bem

Anónimo disse...

Não foi por terem falhados os penalties mas hoje perdi completamente a paciência para aturar mais o Lino e o M. González.
O primeiro é um passador e o segundo um inútil completo.

Eles que recebessem o ordenado dos jogadores do Fátima este mês, a ver se não corriam mais da próxima vez.

Paulo Pereira disse...

Em relação ao Mariano Gonzalez, subscrevo por baixo. Caraças, começo a ficar farto do gajo...

E os meus 50 €? Bem k os podia perdir a esses palôncios, k nem penaltys sabem marcar...

Anónimo disse...

Paulo, totalmente em desacordo contigo. O Jesualdo já tinha o aviso do Gondomar, qd esteve no SLB, do Atlético, no ano passado e agora outra vez?????
Poupava o Quaresma, o Lucho e o Lisandro e mais nada. Isso sim era uma gestão cuidade. Porra, estou possesso. Fizemos outra vez a alegria de milhões!

Anónimo disse...

Pois, estava mesmo a ver...A segunda linha de jogadores não rende. Mandem estes embora no natal e tragam outros melhores ou ponham os juniores, que devem ter melhor qualidade. Vergonha, de se andar a pagar ordenado as estes tipos! Jesualdo tb não tem mao neles. (Mourinho, estás por aí?)

Unknown disse...

O que mais me custa é tentar perceber porque raio é que, para pôr os não-titulares a jogar houve necessidade de alterar a tactica para 4-4-2? Então mas o objectivo não é preparar os substitutos para quando forem necessários à equipa principal? E se a principal joga em 4-3-3... mas isto sou eu... que só treino no Football Manager, e até nem estou muito incomodado com a vossa derrota...

BRUNO ROCHA disse...

Relax....Take it easy!!!!

É ao som deste hit que vai passando na Rádio, que vou destilar algum do meu fel...não por ter-mos sido eliminados, mas pelo miseravel jogo apresentado..O que me espanta mais é as parcas Palavras do mister dos Dragões..os jogadores deram tudo o que tinham..ora se assim é estamos mal...porque eles nao deram Merda nenhuma...Depois nós que tanto penamos por ver marcar Penalidades em Jogos da Bwin...Para Quê???Não temos quem os saiba marcar, quando chamados ao rigor da batida, trememos, é preciso classe!!!!!Depois sou de opiniao que sim era um jogo bom para algumas poupanças..mas nao tantas...a minha experiencia de treinador diz-me que em conjunto tanta experiencia da sempre asneira..há que misturar e nao lançar a malta a sorte...Mais, ficou ontem provado o que valem os reforços, digo mais nao tenho a certeza que com os habituais utilizados isto nao redunda-se no mesmo...é vergonhoso..o que me da mais Fel..é akilo que hoje os pasquins vao escrever, o que os 6 milhoes vao gozar com este resultado...Depois de uma semana em foramos os unicos a pontuar na europa e mesmo depois disso a ter forças para ganhar no pos uefa..vem aquilo que ja esperava..do pleno a vergonha e ao fundo do poço de tanta envaidecida mania de que as coisas caem do ceu sem trabalho...logo essa palavra que nos tem feito ganhar jogos...Ontem provou-se tambem que o nosso futebol esta longe do que se pretende com estes ou com outros...Desiludido, sim !!! Pois com 2 meses de temporada ja hipotecamos 2 titulo, e porque apesar da caminhada na Bwin isto so nos pode deixar mais apreensivo.
O fatima de tomba gigantes tem pouco, jogaram descontraidos e fizeram o seu jogo, esperando por akilo que os portistas nao fossem capaz de fazer, nao precisaram de nenhum jogo sobrenatural ou apelar ao milagre..(milagre era jesualdo ter ganho por mtos e com uma exibicao de regalo)..uma ekipa certinha com alguns bons valores, nos por sombra, nao gostei de ninguem, L.Lima menos mal na 2ª parte, Stepanov com algumas boas indicaçoes e só isso...o resto Crescam e aparecam quando forem opçoes validas( até Fucile parece ja nao saber jogar na direita)..Depois para cumulo Lino e M.Gonzalez...é de bradar aos ceus tanta incompetencia...juntem-lhe esse Ernesto (mais um Esnaider ou Pizzi..que falhado)..o rol de criticas e dizeres podia ser muito..mas nao vale a pena. Eu ate fui instado a nem fazer qualquer apreciaçao a este treino Portista...mas!!! Venha o DerBy da In"b"icta...carago!!!!Eu não "b"oto fé......