6 de janeiro de 2009

O visionário das orelhas grandes

Era uma vez...

Poderia começar assim, esta história, como tantas outras fábulas. Mas não começo. Esta não tem final feliz. É protagonizada por um ogre, de orelhas grandes, aparentando sempre um ar messiânico, feliz por poder partilhar com os outros comuns mortais a sua sapiência lendária.

E o ogre, pela postura que adoptou, consegue ser cortejado por um imenso número de correlegionários, sempre dispostos a bajularem o presidente com os maiores apêndices auditivos do País.

O início de 2009 trouxe-nos, por isso, uma prova inestimável da subserviência da imprensa desportiva para com o Dumbo. Num pasquim da praça, o sempre untuoso Delgado deu mais uma prova de vassalagem enjoativa, vergando a espinha dorsal para que Sua Alteza partilhasse com a restante turba os seus pontos de vista.

Todos, coincidentemente, pouco modestos, versando sobretudo em loas encapotadas à sua gestão, à argúcia como presidente e ataques velados a quem, sistematicamente, lhe estilhaça os sonhos.

No meio do costumeiro e conhecido discurso de pacotilha, próprio dos vendedores de banha da cobra ou de pregadores de credos suspeitos, o ogre-dumbo-orelhas ditou a sua sentença:

"Só quero que nos deixem ganhar em campo". Apologético. Laudatório. E com aquela pitada de suspeição que alimenta o mito do sistema.

O Trofense fê-lo descer à terra. Dorido, claro, depois de uma boa sodomização à maneira do Norte. Fazendo com que o orgulho impante murchasse. E, com ele, os sorrisos sarcásticos, as apologias ao "ataque demolidor", os louvores à sagacidade de Quique.

Durante uns dias temos sossego. E a dose de preocupação deles aumentou exponencialmente. Tadinhos. Tão nervosos que andam. Porque será?

Mas olha, podem seguir as dicas de quem sabe:

"Saem e viram à direita para apanhar a Nacional 104. Entram na A3 em Trofa/Santo Tirso, viram em direcção à invicta cidade do Porto, calcorreiam uns quantos quilómetros e apanham a VCI em direcção à Ponte do Freixo. Podem aí aproveitar para dizer novamente adeus quando passarem no Estádio do Dragão, logo depois encontram a portagem dos Carvalhos e, num instantinho, estão novamente em Lisboa. Vão ver que não custa nada, parece muito tempo a matutar mas passa num instantinho."

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro, aquilo varia semana sim, semana não.
Se ganharem ao Guimarães volta logo a euforia!
Um abraço