5 de outubro de 2008

Dia de clássico

É hoje. O dia da redenção. Ou, pelo menos, o jogo que os adeptos portistas esperam seja o início de uma caminhada confiante para a conquista do tetra. Depois do pesadelo vivido em Londres, o regresso a casa não permitirá aos Dragões vida fácil, nem o encontro retemperador com os seus adeptos, no palco de eleição que é o Dragão.

Será, sem qualquer dúvida, um encontro tremendamente desgastante. O Sporting, de Paulo Bento, encontrou a fórmula que permite vencer o Dragão. Não uma. Não duas. Mas três vezes consecutivas.

Não será de esperar uma grande alteração táctica na equipa portista. Limadas pequenas questões de pormenor, o Porto deverá jogar no tradicional 4-4-2, que se transformará num 4-1-3-2, com Fernando a servir de tampão na zona do meio-campo, com Lucho a ter reservado o papel de estratega, Tomas Costa descaído para o lado direito, à imagem do jogo frente ao Arsenal, e Raul Meireles a servir de escudo protectora no lado esquerdo, habitualmente a zona predilecta dos adversários, face à fregilidade evidenciada em partidas recentes.

Na defesa, a aparente indisponibilidade de Helton permitirá a estreia competitiva de Nuno, com o proscrito Benitez a ceder o lugar a Fucile. Lá na frente, dois vagabundos. Rodriguez e Lisandro, dois avançados móveis, serão os responsáveis por espalhar o pânico no último reduto sportinguista.

Com os dados lançados, o jogo assume crucial importância para os azuis e brancos, por muito que a responsabilidade da partida seja escamoteada por Jesualdo. Não que uma derrota signifique um prematuro afastamento do título. A eventual perda dos 3 pontos colocaria os Dragões a apenas 4 pontos do topo da classificação, já depois de ter defrontado os seus rivais directos, ambas as vezes fora de casa.

Mas Jesualdo saberá que, em caso de ominiosa derrota, o impacto negativo junto da massa associativa criará um turbilhão de pressão pouco habitual para as bandas da Invicta, com tudo o que isso acarreta de negativo.

Logo mais, pelas 19:45, o veredicto sobre todas estas questões começará a ser dado. Poderá ler a crónica do jogo no Bibó Porto, pouco depois do final da partida.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não me interessa como vai jogar o F.C.Porto -4x4x2, 4x3x3, ou outro qualquer modelo e quem os vai interpretar -, não me interessa se a crónica no site do Clube estava bem ou estava mal, não me interessa discutir, agora, se a política desportiva é a mais ou menos, correcta...há tempo para tudo isso, depois...agora o tempo é de apoiar, aglutinar, unir, porque o F.C.Porto tem um jogo, que pode ser o jogo da viragem e um portista nestas alturas, tem que ser solidário, principalmente, porque tem de ter memória!
Parte do post no meu blog.

Um abraço e força Porto!

Dragaopentacampeao disse...

O historial recente (era Jesualdo) frente ao Sporting não é de molde a acalentar grandes esperanças, ainda mais depois do vendaval de Londres que poderá ter deixado sequelas.

Confesso que a minha não é a melhor, pois não reconheço ao Professor capacidades para "inventar" a solução correcta para inverter a tendência, tanto mais que o nosso "matador" parece divorciado da veia goleadora que fez dele o melhor marcador da Bwin Liga do ano passado.

Espero pelo menos que o FC Porto seja capaz de corrigir a imagem deplorável do ultimo jogo, mas o que eu desejo mesmo é uma vitória azul, clara e inequívoca.