18 de maio de 2008

É hoje!

Sim, é hoje. A grande festa da Taça tem marcado o seu dia, no calendário. Num Estádio sem condições, obsoleto, decrépito, mas teimosamente resistente à inovação. "É tradição", bradam alguns, indignados com as acusações e tentativas de mudança do local do jogo. "A festa ali faz sentido", apoiam os velhos do Restelo, incapazes de perceberem a voragem do tempo...

"Que jogue ali, então, a Selecção das Quinas", riposto eu, farto de argumentação oca e rebuscada, que procura eternizar um mito já falido. Mas, infelizmente, é mesmo ali que teremos que arrostar com a falta de condições.

E eu vou lá estar. No apoio incessante a uma equipa que merece terminar a temporada em grande. Uma equipa de qualidade, cujo domínio foi demasiado avassalador, demasiado contundente para um País habitado por trolls mesquinhos...

E é a esses que eu quero dedicar a vitória.

ps: Com o Bruno Rocha, habitual cronista destas paragens, a servir de motorista, muito provavelment só haverá crónica do jogo na 2ª feira, e lá para a tardinha. Sim, lá para a tardinha, que eu ainda não sou um blogger profissional e tenho que ganhar a vida de outra forma...

4 comentários:

Anónimo disse...

Estranha-se e depois repugna






À letra, José Leite, Pereira, Director

1 - A Coca Cola teve em tempos uma publicidade em que se dizia mais ou menos isto "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"- uma bela frase da autoria de Fernando Pessoa. Lembrei-me disto quando ontem lia duas notícias de capa de jornais de Lisboa. Numa delas, na linha do que vem sendo hábito, o Benfica atirava o F.C. Porto para fora da Europa do futebol. Na outra notícia, avançavam-se mais uns pormenores do chamado Apito Dourado.

Ao princípio estranha-se. Estranha-se que alguém ache possível passar consecutivamente a mensagem de que a corrupção atingiu todos os passos dados pelo F.C. Porto. Estranha-se ainda mais quando vem um jurista defender a possibilidade de uma justiça retroactiva, impossível à luz de qualquer princípio do Direito. Estranha-se que coisas destas sejam utilizadas para intoxicar, para torcer a realidade, para criar um clima. Nem a maioria dos seis milhões de benfiquistas acreditará serem possíveis tais coisas. É por isso que, depois se estranhar, não se entranha. Repugna.

No outro caso, o que se estranha é uma colagem notícias com origem na mesma pessoa são preferencialmente publicadas no mesmo jornal. Não se estranha que as coisas vão sempre no mesmo sentido, pois o objectivo é consolidar a acusação. O que se estranha é que já nem a fonte sinta a necessidade de diversificar os meios que utiliza para a divulgação. Começa-se por estranhar e acaba por também repugnar tamanho à vontade.

Quem julgar que tudo isto é apenas futebol, desengane-se. É bem mais do que isso.

IN "JN"

Dragaoatento disse...

E passou-se assim : SCP 2 FC Porto 0!
Tudo isto na minha opinião, porque o Jesualdo tirando-lhe o 4x3x3 e as famosas transições rápidas, não sabe fazer mais nada.Afirmo com conhecimento de causa e, baseado nos resultados obtidos pela equipa sempre que joga contra equipas que se fecham bem.Foi por factos deste género que não fomos além na Champions...também não soubemos tornear/superar as dificuldades que o Shalke 04 nos colocou.
Paulo se te apetecer, dá uma vista d'olhos no meu comentário sobre o jogo no,dragaoatento.blogspot.com
Infelizmente hoje não podemos comemorar e muito menos congratularmo-nos com a exibição da nossa equipa, embora...

Abraço
Armando Monteiro

Dragaoatento disse...

Copiado do FC Porto-site.

No rescaldo do derradeiro encontro da Taça de Portugal, o treinador dos Dragões destacou o empenho e entrega dos seus jogadores que, no entanto, pouco puderam fazer perante o lance que, considera, «decidiu o jogo». Para Jesualdo Ferreira, a falta não marcada sobre Lisandro foi o momento que definiu a partida, factor que atribuiu um desfecho imerecido ao desempenho portista.
Equilíbrio até à expulsão
«Considero que não fizemos uma boa partida, mas o Sporting também não o fez. No fundo, este não foi um bom jogo. Ainda assim, o F.C. Porto manteve ideias claras ao longo da partida, sobretudo até ao momento da expulsão. Depois da expulsão foi outro jogo. Tivemos que nos adaptar a outra estrutura táctica e conseguimos criar várias boas ocasiões de golo. O encontro foi de equilíbrio claro até à expulsão e de maior ascendência do Sporting, natural, ainda que sem grandes oportunidades geradas, a partir de então».
F.C. Porto prejudicado
«O lance da falta sobre o Lisandro é muito importante para o desfecho do jogo. Nessa jogada, o F.C. Porto foi claramente prejudicado. O jogo fica marcado pela expulsão do João Paulo, pela falta de coerência do árbitro e, fundamentalmente, pelo lance da falta, quer pela sua clareza, quer pelas consequências que trouxe ao desenrolar da partida».
Equipa com atitude séria
«Quero deixar expressos os parabéns à minha equipa, pelo esforço e pela atitude séria demonstrada ao longo da época e neste encontro. Chegámos até aqui com mérito e tinhamos um objectivo claro de ganhar a Taça. Por tudo isso, não merecíamos este desfecho, sobretudo da forma como ele aconteceu».

Revolta entre os jogadores

«O sentimento no balneário é de alguma revolta. Todos sentimos que o jogo não foi bem dirigido e acredito que, se fosse ao contrário, teríamos semanas largas de histórias que já ultrapassaram os limites do razoável

Dragaoatento disse...

Paulo! Entretanto gostaria de convidar todos os Dragões que como eu amam o FC Porto a visitarem o meu www.dragaoatento.blogspot.com.
Digo lá das boas sobre a acção decisiva do Benquerença no resultado final do Jogo

Abraço

Armando Monteiro