12 de abril de 2008

Passeio ao Sado - parte I

LIGA - 26.ª JORNADA

V. SETÚBAL, 1-FC PORTO, 2
[hugo; lisandro, mariano]

Estádio do Bonfim, em Setúbal
Hora: 21:15
Árbitro: Elmano Santos (Madeira)

FC PORTO: Nuno; Lino, Stepanov, João Paulo e Fucile; Kazmierczak e Bolatti, Lucho González, Quaresma e Mariano; Lisandro. Suplentes: Ventura, Bruno Alves, Paulo Assunção, Bosingwa, Farías, Hélder Barbosa e Adriano.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Na semana em que o Porto e Setúbal se defrontam duas vezes, a saga começou bem. Com uma vitória. Num jogo em que seriam previsíveis alterações, sobretudo nos Dragões, já com o título ganho, a meia-final da Taça esteve sempre presente. Na mente. De ambos os lados.

O jogo, para os azuis e brancos, parecia uma repetição do derby da Invicta. Se bem se lembram, uma mini-revolução pontuou a partida, no onze titular apresentado por Jesualdo. Agora, em Setúbal, na terra que viu nascer Mourinho, a rotatividade foi novamente a palavra de ordem...

Nem por isso o Porto se ressentiu. Tomou, desde o apito inicial do árbitro, conta das operações, dominando a seu bel-prazer o opositor. Quaresma, bastante activo, procurava amiúde o remate, visando a baliza de Eduardo. Quando o jogo entrava numa toada algo inconsequente, os azuis e brancos marcam dois golos de rajada, com sotaque argentino...

Quaresma a centrar, saída em falso de Eduardo, Kaz a aproveitar para cabecear para a baliza, surgindo o inevitável Lisandro, a facturar o 22º da temporada. Aberto o marcador, sustida a ténue tentativa de reacção sadina, o Porto chega ao segundo, após um mau alívio da defesa sadina.

Mariano, aproveitando os minutos que lhe são concedidos, limitou-se a fazer um chapéu ao guarda-redes da equipa da casa, colocando os tricampeões com uma vantagem apreciável.

Os Dragões, apesar da vantagem, continuaram sem levantar o pé do acelerador. Lucho, o pêndulo do meio-campo, fuzilou a barra da baliza sadina. No melhor período da partida, com o adversário totalmente controlado, Hugo remata de muito longe, conseguindo reduzir ainda antes do intervalo. Nuno, titular na ausência de Helton, limitou-se a seguir a bola com o olhar, dando a sensação de que poderia ter feito algo mais...

A 2ª parte, com as alterações introduzidas por ambos os treinadores, foi mais sensaborona. Quaresma continuou a perseguir o golo, sempre negado por Eduardo, algumas vezes em grande estilo. Os últimos minutos mostraram a normal reacção da excelente equipa comandada por Carvalhal, com o perigo a rondar a baliza forasteira. Nuno redimiu-se do golo, realizando uma espantosa intervenção, aos 80 minutos, para quase no final da partida ser Stepanov a salvar em cima da linha de baliza.

Novo triunfo portista, em clara demonstração de classe, mostrando que o plantel tem várias soluções para colmatar as ausências do núcleo duro. Moralizadores 3 pontos, criando uma vantagem psicológica sobre o opositor da meia-final da Taça.

Mas atenção ao Setúbal, que apoiado pelo seu público e jogando a época nesses 90 minutos, nos fará a vida negra. Continua o passeio azul e branco nesta Superliga, cada vez com menos motivos de interesse...

9 comentários:

Anónimo disse...

Em tempos felizes, destes, com a actual gripe das aves, autentica pneumonia das águias, quero cumprimentá-lo. Como Portista, que visito este seu site todos os dias. Continue assim, sempre. E viva o nosso Porto.
Armando Pinto.

Paulo Pereira disse...

E viva o Porto, Armando Pinto...

Agradeço essa fidelização, na visit diária do blog. Este continuará sempre a ser um baluarte, na defesa intransigente do nosso clube...

Passe também pelo Bibo-Porto-Carago. Escrevo lá todas as 5ª feiras, sendo aquele um espaço de debate pluralista, uma espécie de tertúlia azul e branca.

Abraço,

Dragaopentacampeao disse...

Mais uma vitória saborosa, com a prevista gestão do plantel.

Não me parece que Nuno, que até nem esteve tão seguro como de costume, tivesse possibilidades de evitar o golo, num remate frontal bem colocado junto ao poste, ainda que de meia distância. Foi um remate feliz.

Segue-se a meia-final da Taça em que Jesualdo porá toda a «carne no assador» e pese embora a réplica do Vitória, que será seguramente de qualidade, O nosso FC Porto saberá encontrar a fórmula correcta para macar presença no Estádio de Oeiras, para gáudio de todos os portistas em geral e dos, cada vez mais numerosos, de Lisboa e arredores.

Espero também, já agora, de seguida, um resultado histórico no Dragão frente aos gaysinhas, perdão fugiu-me a escrita para a verdade, queria escrever rosinhas para de seguida levarmos a equipa da intercalar a Guimarães.

Um abraço.

dragao vila pouca disse...

Para a taça tem de ser um Porto melhor, de Honra, um Porto Tri-Campeão, o Vitória é uma bela colheita e até tem um treinador que já começou a pressionar o árbitro para terça-feira.
Um abraço

Anónimo disse...

Pois, falas falas falas, mas não comentas o golo irregular que vos dá a vitória. Porque será?

Paulo Pereira disse...

Ó anónimo, o k para ti é irregular, para mim até pode nem ser. Será a velha questão da mão na bola, ou bola na mão?

Mas, partindo do principio k tu até tens toda a razão, o k me interessa a mim erros k beneficiam o clube, quando o campeonato está mais do k ganho?

Bem vistas as coisas, esse erro só teve um prejudicado, o Setúbal, mas vários beneficiados, principalmente as equipas de lisboa...

Confuso? Se o Setúbal vencesse o jogo frente aos Dragões, ganharia logo 3 pontos ao Benfica, colcando-se a eles na classificação. Por outro lado, não deixaria fugir o Sporting nem o Guimarães. Por isso, friso, o erro só interessava a alguns, e nesse grupo restrito não se encontra o Porto...

Mas lá está, atendendo ao silêncio nas críticas ao lance, por parte dos habituais paspalhos, é mesmo caso para nos interrogarmos. Porque será?

Boa sorte com esse ressentimento e, já agora, na procura de um lugar na Champions:)

dragao vila pouca disse...

A canção para Domingo tem como refrão: não ganham nada, é só choradeira, chora o Rui Costa, chora o Chalana e chora o Vieira.
Um abraço

Nicolau d'Almeida disse...

Mesmo poupando alguns atletas e depois de festejar o Tri, o Porto conseguiu ter apetite para continuar a ganhar na Liga. Notável!

Terça-Feira espera-se um jogo diferente. Tanto Porto como Setúbal apresentarão outros argumentos na luta por um lugar no Jamor. Estou certo que os jogadores do Porto tudo farão para dar-nos mais uma alegria, até para se redimirem do fracasso que foi a Taça no ano passado para nós.

Oeiras tem de estar mais uma vez pintada de azul e branco.

"Dale" Mariano González!!!

Cumprimentos.

BRUNO ROCHA disse...

Eu nao tive a oportunidade de ver o jogo, ouvindo via radio os ultimos 5m..mas ou parece impressao minha ou não foi assim um passeio este jogo...3ªfeira espero passar mas vai ser um osso duro de roer..Nuno mto mal pelo k ouvi, arbitragem duvidas no golo de mariano...na radio ate ouvi k o 1º golo tb foi fora de jogo...Nao sei mas nao me sinto mto confiante na ida ao jamor...