26 de abril de 2008

Para ganhar...

O fim-de-semana futebolístico, cheio de jogos interessantes, por cá e por essa Europa fora, coincidiu com as comemorações do 25 de Abril, altura do ano em que sacramentalmente temos que levar com os militantes do PCP e do BE e as suas palavras de ordem, gastas de tanto uso, o seu reaccionarismo de vanguarda e, claro, as boinas.

Enquanto alguns gritam, de megafone na mão, os chavões políticos de sempre, o debate principal foi, pasme-se, sobre o Porto. E sobre a constituição do seu onze base.

Descontando as idiotices costumeiras, ressalvando que os azuis e brancos gerem o plantel da forma que melhor entenderem, sem interferências externas, os portistas sabem que a equipa joga sempre na procura da vitória, mesmo quando nada está em disputa. Hoje, pese a preferência dos adeptos, na luta pelo 2º lugar, ser notoriamente o Guimarães, os comandados de Jesualdo continuarão a honrar a camisola que envergam...

Fazendo fé na imprensa diária, a revolução no onze inicial será, para sossego de muitos, comedida. Apenas uma mera gestão de esforço, com algumas das pedras nucleares a descansarem. Lucho, Bosingwa e Paulo Assunção terão um merecido repouso, com a final da Taça já a pairar no horizonte próximo.

A minha equipa para hoje: Ventura «cap.»; Paulinho, André Pinto, Tengarrinha e Stephane; Ricardo Dias, Graça, Marco Aurélio e Josué; Miguel Galeão e Farías.

Posto isto, logo pelas 18 horas, assistirei a um jogo atípico. Não me refugio em lugares-comuns, ou em frases políticamente correctas. Quero que o Guimarães fique em 2º lugar, dando uma bofetada de luva branca aos pretensos grandes de Lisboa. Se para isso os vimaranenses tiverem que somar os 3 pontos no jogo de hoje, que assim seja. Infelizmente, tenho sérias dúvidas que o consigam. Este Porto, mesmo retocado, já provou o que vale. Que o digam o Boavista e o Setúbal...

ps: Valha-nos a televisão pública que entendeu oferecer um momento burlesco para aliviar o tédio da programação: Otelo Saraiva de Carvalho a falar de democracia e de respeito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa do Otela está bem apanhada:)