23 de abril de 2008

Opiniões...

Dando uma vista de olhos à boçalidade escrita por alguns blogues encarnados, não deixo de sorrir, de forma condescedente...

Parece que, neste momento, o desígnio nacional é saber qual a equipa que o Porto irá apresentar em Guimarães. Tornou-se mesmo o principal passatempo de comentadores, escribas e demais gentinha que nada tem que fazer, a não ser opinar sobre o que não percebe...

O Porto, virtual campeão nacional, cumpriu já a sua obrigação. Ponto. A partir daí parece-me perfeitamente legítimo que Jesualdo, numa óptica de poupança ao desgaste da temporada e com a final da Taça de Portugal no horizonte, opte pela rotatividade do plantel...

O que, convenhamos, não dá garantias aos adversários de conquista imediata de 3 pontos. Os mais desatentos podem sempre ser recordados do resultado do Porto no Bessa, onde não venceu apenas devido à anulação de um golo perfeitamente legal, e em Setúbal, onde a ausência de algumas pedras basilares não interferiu com a dinâmica de vitória...

Os azuis e brancos não têm é que desempenhar o papel de principal aferidor da qualidade do 2º classificado. O campeonato, prova que prima a regularidade, coloca em confronto directo todos os seus participantes, onde cada um faz a sua "vidinha"...

Em Guimarães, acredito piamente, os Dragões serão iguais a si próprios. Profissionais briosos, lutando pela vitória até ao apito final. Independentemente da constituição da equipa que iniciará o jogo.

O que mais me espanta, no coro de carpideiras que por aí anda, é eles estarem preocupados com este jogo, em particular. No lugar deles, preocupar-me-ia em vencer o Belenenses. O que acho muito difícil de acontecer...

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Espero que o Jesualdo não se deixe embalar nos cantos de sereias incompetentes e tenha em conta os interesses do F.C.Porto.A Taça é o principal objectivo, o resto são fair-divers.
Um abraço

Sérgio de Oliveira disse...

Pois é , Paulo !

Dão como adquirida a vitória deles quando, na verdade , as coisas não são assim tão fáceis.

Mas também é verdade que
uma equipa que vem de 3 derrotas
(e que derrotas !) , incompetente ,desorganizada ,
sem chama ,
mesmo assim (levada ao colo ) ainda lá pode chegar !

Anónimo disse...

O presidente do clube da Luz anda por aí a apregoar que existem pressões e, até certo ponto, não posso deixar de lhe dar razão.
É inqualificável a enorme pressão que se tem feito por todo o país para que o Futebol Clube do Porto jogue na próxima jornada na sua máxima força. E para quê? Por que razão deveria o Futebol Clube do Porto cansar os seus melhores dos melhores numa competição que já ganhou há semanas, quando ainda tem pela frente a final da Taça de Portugal com uma equipa que, nos dias pares (ou será ímpares?...) chuta 5 seguidos no adversário? Para fazer o jeito ao quarto classificado? Era o que mais faltava!

Caso Vieira não saiba, no futebol é cada um por si. Quem quer mesmo... ganha, não fica à espera de que os outros ganhem para ajudarem o Benfica enquanto este dorme à sombra da camisola. Aliás, se a equipa benfiquista tivesse suado a camisola ao longo do ano, ao invés de andar pendurada nela, talvez não precisasse agora pedinchar favores e vitórias ao Futebol Clube do Porto. Se a camisola é pesada, mudem de fornecedor. E ninguém tem culpa de que o presidente benfiquista prefira dispersar as suas atenções pela área editorial e cinematográfica e negligenciar a parte desportiva: foi uma opção dele, como anteriormente já tinha preferido dar mais atenção ao pessoal que conseguia colocar na direcção da Liga (vá-se lá saber com que intenção, pois eles supostamente não jogam).

Entendo que o Futebol Clube do Porto não deve ceder a pressões de baixo e deve gerir o seu plantel como sempre tem gerido - bem. Como, de resto, se viu frente ao Setúbal (a quem também podia ter feito o jeito), levou 5 ou 6 jogadores que não são, habitualmente, titulares, e mesmo assim ganhou também com dois belíssimos golos.
Seja como for, a questão é irrelevante. Sei de fonte segura que o Futebol Clube do Porto treina a próxima jornada com todo o afinco e empenho, designadamente na afinação da pontaria para a concretização. Diz-se que Quaresma esteve toda a manhã a treinar trivelas à barra e Lucho e Lisandro ensaiaram remates de longe ao poste.

RCBC disse...

Tenho de dizer que em 24 anos de vida nunca vi tanta discussão acerca do onze inicial do FC Porto para um determinado jogo do campeonato nacional… nunca vi tanta preocupação com a “atitude” dos jogadores do FC Porto… nunca vi tanta preocupação com o esquema táctico que o FC Porto irá utilizar… nunca vi tanta preocupação com a abordagem do FC Porto a este jogo… EM CONCLUSÃO, nunca vi tantos milhões preocupados com uma vitória do FC Porto!
E mais, é muito curioso que todas as atenções se centrem no jogo de Guimarães, quando os competidores directos do clube da “cidade de berço” têm dois confrontos muito difíceis com Belenenses e Marítimo… Mas eu compreendo, é melhor pôr os olhos no FC Porto do que na sua própria casa… é preferível levantar suspeitas estúpidas e infundadas sobre o FC Porto do que preparar os seus jogos com seriedade e rigor… enfim, é triste, vergonhoso e ridículo, mas é aquilo a que estou habituado a ver há anos e anos! O resultado disto tudo está à vista…
Por tudo isto, espero ganhar em Guimarães, e derrotas de Benfica e Sporting....isto é que me satisfazia bastante...