15 de março de 2008

Reviravolta

LIGA - 23.ª JORNADA

LEIXÕES, 1-FC PORTO, 2
[1-o, roberto; 1-1, lisandro; 1-2, tarik]

Estádio do Mar, em Matosinhos

Hora: 21:15
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

FC PORTO: Helton, Fucile, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Cech; João Paulo, Raul Meireles e Lucho González; Farías, Quaresma e Lisandro
Treinador: Jesualdo Ferreira
Suplentes: Nuno, Stepanov, Lino, Castro, Kazmierczak, Tarik e Adriano

As dores de garganta de ontem já prenunciavam algo. O despertar de hoje, terrível, só veio confirmar. A maleita tinha-se abatido, em todo o seu esplendor, sobre mim. Fiquei literalmente de "molho", o dia inteiro, com a cama a servir de local de refúgio, E foi assim, neste estado febril, que procurei assistir ao Leixões-Porto. Um jogo com história. Um jogo para homens de barba rija. Um embate de grau de dificuldade acima da média. A míngua de pontos dos homens de Matosinhos fazia antever dificuldades acrescidas...

E elas nem apareceram. Numa primeira parte avassaladoramente dominada pelos azuis e brancos, com o onze previsível, excepção à troca de Tarik, relegado para o banco, pelo argentino Farías, a dominar amplamente os acontecimentos, fiquei a praguejar contra os caprichos dos Deuses da Fortuna.

Ultimamente, cada saída do Porto acaba invariavelmente num festival de golos falhados e exibições portentosas dos guardiões contrários. Beto, o titular da baliza leixonense, não foi excepção à regra. Duas defesas portentosas, evitando dois golos certos, fizeram com que o nulo ao intervalo fosse lisonjeiro para os da casa.

Com aparente facilidade, o Porto criou vários lances de ataque, esbarrando numa defesa porfiada, com o destaque já referido, e na embirração crónica de um fiscal de linha, capaz de vislumbrar pretensas irregularidades e anular lances perigosos de ataque dos Dragões, nos primeiros 15 minutos. Espantoso o poder que um homem, munido de uma bandeira, tem para esconjurar o perigo das imediações da área matosinhense.

O momento alto dos 45 minutos iniciais foi, sem dúvida, o remate violento de Quaresma, à trivela, para uma defesa de elevadíssima qualidade de Beto, lesto a sacudir o perigo.

A 2ª metade não poderia ter começado pior. Um balde de água fria, com o golo de Roberto, num rápido lance de contra-ataque, aproveitando uma perda de bola de Lucho, com o brasileiro a desfeitear Helton, depois de uma falha de Bruno Alves.

Injusto, numa espécie de lotaria saída aos da casa, que nada tinham feito de relevante em termos ofensivos. O Porto não se desuniu, pese novo imediato lance de perigo, com Jorge Gonçalves a ameaçar Helton...

Se o Leixões tinha defendido denodadamente na 1ª parte, após o golo adoptou a táctica do Schalke. Estacionou o autocarro em frente da área, arregaçou as mangas e tratou de disputar cada lance como se dele dependesse a felicidade do Mundo...

Apostando tudo no ataque, Jesualdo foi recompensando com o inevitável golo de Lisandro, beneficiando de uma assistência primorosa do marroquino Tarik. A 12 minutos do fim, o Leixões estava completamente encostado às cordas, desesperando pelo apito final. Adriano ainda ofereceu o golo, numa bandeja de prata, ao melhor marcador do campeonato. Inacreditavelmente, com a baliza escancarada a míseros metros, o argentino cabeceou para fora...

Mas estava escrito que o Porto assinaria, no Estádio do Mar, a sua 1ª reviravolta na Superliga. Passe magistral de Lucho para Tarik, num lance rápido de ataque, e o marroquino a contornar o guardião adversário, com direito a chapéu e tudo, para finalizar com frieza. Estava feito o 2º golo, inteiramente justo, numa recompensa aos adeptos que enfrentaram uma copiosa intempérie...

O Tri está cada vez mais perto! Fomos bravos. Merecemos vencer. E eu vou recuperar as forças, debilitadas pela gripe, para o leito, depois de mais uma dose de comprimidos. Não está fácil. Tantos benfiquistas no Mundo e eu é que sou presenteado com enxaquecas, dores de garganta, febre e espirros sucessivos?

5 comentários:

Sérgio de Oliveira disse...

Põe-te bom , depressa !

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, que poderia ser tranquila, se o lateral esquerdo do Leixões(equipava de preto e tinha bandeirinha na mão) e o g.redes,não evitassem vários golos.
O tri está quase!...
Vamos encher o Dragão nos jogos que faltam.É esse o grande desafio que se nos coloca.
Lamentável o comportamento da polícia, sem qualquer sensibilidade e com excessos completamente desproporcionados, para quem apenas pretendia festejar um golo.
Um abraço

Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

Esse estado febril que te apoquenta tem apesar de tudo uma virtude. É preferível agora que dentro das próximas semanas, onde haverá um título para festejar no Dragão e depois nas ruas.:)

Quanto ao jogo foi como comentaste.

As melhoras.

Dragaoatento disse...

Uma má decisão do Jesualdo Ferreira em colocar a jogar a trinco um jogador que defende relativamente bem mas inofensivo em termos ofensivos, foi uma das causas que provocaram todo aquele sofrimento escusado aos adeptos do FCP.
Em meu entender, 4 defesas são mais que suficientes para defrontar a atual equipa do Leixões.
Depois, aquele inconsistente fiscal de linha a interromper sistematicamente, erradamente, todos os lances ofensivos do FCP, mais contribuiu para a desorientação que a partir de determinado momento pareceu apoderar-se da equipa do FCP.
Gostaria de chamar a atenção de Jesualdo Ferreira para o facto de nas equipas de futebol do FCP, todos os jogadores têm de ser especialistas no jogo defensivo e ofensivo.

Para o dono do Blog,sinceros desejos de rápida recuperação.

Anónimo disse...

Olá
Sou o Moderador do FC Porto PlanetaPortugal.com e venho informar que o vosso blog ja está linkado no nosso portal em http://fcporto.planetaportugal.com/links.php

Agradecemos a gentileza de nos linkarem também no vosso Blog com o código.

<a href="http://fcporto.planetaportugal.com/" target="_blank">FC Porto PlanetaPortugal.com</a>

Também temos um sub-fórum dedicado a blogs do Futebol Clube do Porto onde podem fazer a vossa ficha de apresentação de acordo com as regras do mesmo.

Estamos a oferecer a todos os blogs do Futebol Clube do Porto um quadro de Cotações em Tempo Real das Acções da Porto SAD. Se quiserem usar basta colocar no vosso blog o seguinte código:

<iframe src=http://fcporto.planetaportugal.com/bolsa/afiliadofcp.php space=0 vspace=0 width=170 height=247 marginwidth=0 marginheight=0 frameborder=0 scrolling=no></iframe>

Se quiserem podem ver a demonstração em http://fcporto.planetaportugal.com/ferramentas.php

Obrigado