19 de janeiro de 2008

Poupar? Menos no ganhar!

Antevisão do jogo da Taça pela pena de Bruno Rocha, já um habitué cá da casa...

"Diz a sabedoria empírica que no poupar está o ganho!!!... Sem querer imiscuir-me sobre ditos e ditados a verdade é que a próxima ronda da Taça traz a lume dissertações e fartas reflexões sobre poupança e economia do desgaste nos habituais titulares Azuis e brancos.

Depois da visita aos Flavienses, um onze totalmente alternativo onde muito mudar não rimou com perder, mas que deixou poucas indicações sobre reais e válidas alternativas. O adversário que segue é o Desportivo das Aves, assim de repente o que me vem à mente dizer sobre tal rival é que para além de novo entreposto e laboratório de crescimento de novas galinhas, tem um percurso paupérrimo e/ou deplorável na Liga Vitalis, (não esqueçamos foram um dos despromovidos da Bwin), a que se somaram as mudanças de treinador…

Mas Taça é taça, e a festa do futebol Luso é pródiga em Tomba Gigantes, certamente da Vila Avense, surgirá um opositor raçudo ávido pelo seu jogo do ano, onde só a ideia de não jogar para os pontos serve de catalisador para emergirem níveis de motivação altíssimos, exponencialmente agravados pelo prazer que é subir ao sempre resplandecente anfiteatro Azul, tudo o mais no adversário são incógnitas para mim.

A Nação Portista tem bem presente algumas agruras e dissabores nestas competições a eliminar, é certo que intra muros menos dados a estas surpresas, já baqueamos e fomos vergados ao peso da derrota e sobretudo ao vexame de inglórias exibições, não passará contudo nas massas encefálicas mais pessimista dos adepto das mui nobres cores que lideram o campeonato, tal desiderato para sábado. Inebriados pela eloquente e luxuosa prestação exibicional frente aos arsenalista e com Alvalade em ponto de mira, Jesualdo tem pela frente a espinhosa e hercúlea tarefa de motivar e gerir o plantel. Janeiro não se tem afirmado como mês de grande desgaste e quando se esperava que fossem os perseguidores a pelo menos provocarem desgaste emocional no ter de manter a bitola e conservar da distância pontual, foram os Azuis a demenciar e pôr os nervos em franja aos rivais.

É com base no capital angariado que o Prof. vai abordar a eliminatória, haverá mexidas, novas oportunidades, repouso absoluto para uns e descanso activo para outros, ás duvidas residem apenas nos nomes eleitos e bafejados pela “sorte” de tal benevolência.

Para os que forem chamados a terreiro, fazendo fé que não desperdiçarão o ensejo de provar a sua valia e justificarem os alguns milhares de euros investidos, confesso-me curioso por ver Farias agora reencontrado com os golos emancipar-se não só por 10 minutos, aguardo um Stepanov menos verde e mais instruído sobre a teoria do erro e claro a coqueluche do momento Hélder Barbosa como novo bastião da magia e perfume do futebol Azul.

Avesso a poupanças sou adepto de equipas com rendimento profícuo e energizante, capazes de solucionar cedo labirintos e encruzilhadas com que os adversários nos confrontam. E não sendo nestes embates que daremos tréguas aos nossos melhores guerreiros, mais duras se tornarão futuras batalhas e é bem verosímil que as nossas principais guerras são a Bwin e a Champions, pelo que então dê-se lugar à poupança sem que se corte no direito ao bom futebol, com os princípios e muito menos com o hábito de ganhar.

A promessa de mínguas alterações ao valor da carga genética deste Dragão ficou no ar, contudo as leis do genoma para o vespertino Sábado de Taça serão ditadas pelos genes recessivos.

Nuno, Fucile, Stepanov, J. Paulo, Lino, Bolatti, Kaz, Mariano Gonzalez, M.Cech, Adriano e Farias, outros estarão na calha por certo bem guardados pelos habituais genes dominantes. Em época de saldos, há quem muito saiba poupar, outros a comprar gato por lebre e a enfiar barretes…eu cá por mim já me contento em estar presente na fase seguinte, Ganhar mesmo que Jesualdo teime em muito poupar.

Bruno Rocha"

2 comentários:

Bruno Pinto disse...

Equipa para amanhã: Nuno; Fucile, Stepanov, P.Emanuel, Cech; Bolatti, Meireles, Kaz; Mariano, Farías, Quaresma. Isto era a minha escolha...

Bruno Pinto disse...

Dado que Meireles não foi convocado, poria o Lucho...