19 de dezembro de 2007

Um zero que conta

Com a devida vénia, passo a transcrever um artigo publicado no blog "Mar Salgado". Deliciosa prosa, escrita com aquele fino humor que me cativa. Ora leiam lá...

" Nestas coisas do futebol, há ainda uma que não domino completamente, que é a problemática da pontuação. E julgo que é compreensível a minha dificuldade quando reparamos que, nem há 10 dias atrás, se lia, ouvia e via em quase toda a imprensa, rádios e televisões lisboetas que o Benfica (que, na altura, mal saído da Champions - literalmente falando -, se preparava para ganhar a Taça da Uefa, competição que eu imaginava só acabar lá para Maio do próximo ano) estava praticamente a apenas 1 ponto do actual líder do campeonato nacional, ameaçando perigosamente o primeiro lugar e preparando-se certamente para também conquistar já, ainda este ano, a vitória na competição nacional que termina no próximo. Ora, passados apenas 10 dias sobre essas notícias e somente duas jornadas, vejo na tabela oficial publicada nos jornais que o Benfica, afinal, passou de estar ao tal 1 ponto para ficar 10 pontos atrás do líder, embora este só tenha ganho dois jogos (o que supostamente lhe daria uns meros 6 pontos que, somados ao curtíssimo ponto que tinha de diferença, lhe ofereceriam unicamente uma vantagem curta de sete pontos, o que não se compadece com a classificação oficial actual). Fiquei a matutar na coisa e acho que percebi. Os 0 (zero) pontos que o Benfica conquistou nestas duas últimas jornadas devem ter sido acrescentados (o que é diferente de somados) ao tal ponto que de vantagem levava o líder, ficando este com a vantagem do ponto que tinha e do zero do Benfica nestas jornadas, ou seja, de 10. Deve ser assim, portanto, que conta o zero do Benfica nestas jornadas. Mas isto é complicado, caramba, deviam pensar num sistema mais simples... "

Assina a sumarenta peça o Vasco Lobo Xavier. Fica também aqui a publicidade despretenciosa. Vale a pena passar por lá. Tem qualidade. Muita.

1 comentário:

Bruno Pinto disse...

Não conhecia o blog, mas segui o teu conselho e gostei bastante, tem muitíssima qualidade. Sobre este texto, é uma nota humorística, mas que retracta de forma bem real o nosso futebol. Nós vamos com 10 pontos de avanço, não se vê euforia nenhuma, tal é a naturalidade com que lidamos com a liderança (já lá vão mais de 2 anos sempre no topo!!). Os outros, enchem-se de entusiasmo pela possibilidade de ficarem a um ponto de nós, esquecendo-se que antes de ganhar é preciso jogar. Pois... jogar não é lá muito com eles! Habituados a ganhar compulsivamente, uma vitória na Luz é como ir lavar os dentes! Onde é que eu já ouvi isto?!