27 de outubro de 2007

Uma questão de justiça

Quaresma é, a par de Cristiano Ronaldo e Deco, um dos três jogadores portugueses que pode aspirar à vitória da Bola de Ouro, troféu instituído pela referência jornalística "France Football" para premiar o mais talentoso jogador a jogar no velho continente.

O jovem extremo portista terá, por certo, reduzidas possibilidades de vencer o troféu, desde logo pela periferia da Superliga lusa, olvidada nos principais países da Europa e tida, ainda, como uma competição menor, num País mais conhecido pelo sol, praias e pouco mais...

Mas, desde logo, a simples nomeação de Quaresma, integrando o reduzido lote de 50 atletas que podem almejar a consagração, é um prémio justo à genialidade e criatividade que o "mustang" tem trazido ao futebol português. Decisivo na última temporada, ajudando de forma importante o Porto de Jesualdo a vencer o bi-campeonato, Quaresma viu o prémio de melhor jogador português a fugir, de forma surpreendente, para um mais mediático Simão. Quase como se quisessem provar a veracidade do ditado "santos da casa não fazem milagres", o painel do júri premiou a regularidade em detrimento da magia, a linearidade em vez da criatividade. Subjectiva escolha, quando a importância de um e de outro é bem medida no sucesso, ou falta dele, dos clubes que os albergam.

Quaresma tem sido reconhecido como o talento extraordinário que é, mas fora de portas, onde a imprensa, não sujeita ao raciocínio serôdio do clubismo nacional, não lhe regateia elogios e encómios, premiando a explosividade do seu futebol. Esta nomeação foi assim uma espécie de bofetada de luva branca à mesquinhez tuga, que torce o nariz a tudo o que foge ao centralismo de Lisboa.

4 comentários:

Sérgio de Oliveira disse...

Paulo :

Mais uma vez estou contigo !

Anónimo disse...

O que è feito de ATT ?! E da rubrica "O PATO"?! Anda "MOURO NA COSTA"?!...

Vamos VOTAR(e divulgar) a sondagem no site do PORTOCANAL, para eleger as 5 MAIORES FIGURAS DO NORTE.

Anónimo disse...

Dssconfio q como muitos dos grandes da Europa estão mal classificados, e a precisar de sangue novo, vamos ver Quaresma a sair ainda antes do final da temporada

Anónimo disse...

Subscrevo por baixo o que escreves!