6 de outubro de 2007

Domingo(s)...há novo exame!!!

Sem que pareça ou este Porto mereça, a verdade é que todos os jogos são um aquilatar das nossas valias, das nossas melhorias ou até mesmo das nossas manias. Segue incólume o trajecto do Dragão na Bwin e no pós jogo uefeiro da Champions , a moral está mais que nunca em Alta…

Na cidade do Mondego, os estudantes procuram ainda assimilar a nova filosofia do agora Mister Domingos Paciência e como tal este confronto com os Bicampeões pode muito bem ser um osso duro de roer. Certo que nas quase quatro décadas de confrontos por entre empates e muitas vitórias, os Portistas tem sempre na equipa da casa um opositor à altura, desta feita não será diferente. Estou em crer que não andarei muito longe do expectável se Jesualdo voltar a não apresentar o mesmo onze, (nunca o fez em outros tantos jogos que leva como treinador dos Azuis), assim como também não estarei longe da verdade se no universo de adeptos azuis e brancos ninguém pensar que será este o jogo em que veremos quebrada a nossa invencibilidade na Liga…Alinho pelo mesmo diapasão, sem contudo deixar de ter em mente dois ou três aspectos que devem ser tidos em conta:

1 - Logo à cabeça o desgaste provocado por esse jogo que foi um inferno e num repente nos deixou a tocar o Céu, mantendo incólumes as nossas aspirações no Grupo A da Champions League;
2 - Depois o valor em potência que tem esta Académica, não podemos deixar-nos levar pelos parcos resultados obtidos por estes, até mesmo em casa. Claro que jogando só aquilo que os temos visto apresentar nas 4 linhas do Cidade de Coimbra estarão longe de criar mossa aos nosso guerreiros, mas também é bem sabido que, e olhando para o plantel da Briosa, estes têm valor para a qualquer momento explodir e ferir de morte as nossas aspirações à obtenção desse numero magico de 7 vitórias, podendo mesmo e alicerçada numa possível vitória, capitalizar novos deslizes dos rivais, (Guimarães e Leiria são opositores capazes de surpresas).

Para quem não crê em dificuldades, e voltando ao valor dos nossos anfitriões do fim-de-semana, atente-se nalguns dos nomes ao serviço dos estudantes, logo para começar alguns bem nossos conhecidos: Ivanildo, H. Barbosa, assim como outros já com andanças no nosso campeonato há alguns anos e com provas dadas, Joeano, P. Roma, Litos ou mesmo Gyano. Sabe-se como estes jogos são altamente moralizadores e catalizadores de enormes emoções nos da Casa, pelo que todas as cautelas serão poucas. Sou um apreciador do trabalho do líder do barco Academista não só pelo “afecto” de ter sido nosso grande goleador mas também pelo mérito que lhe reconheço ao trabalho feito em Leiria, para este jogo claro está que não lhe desejo toda a sorte do mundo, espero mesmo é Ganhar, torna-se pois de extrema importância uma Vitória, agora que nos encontramos á porta de nova interrupção do Campeonato, serão 2 semanas sem competir, (um dos Domingos que não vamos jogar só se deve a nossa incompetência), apenas alguns dos nossos Players serão convocados para as Selecções, o que lhes permitirá manter o ritmo competitivo (isto é se forem opção do Sr. Scolari...o que eu tenho dúvidas), os outros o Prof. poderá aproveitar para os recuperar das debilidades físicas ou de um qualquer défice que apresentem, terá tempo para trabalhar e recuperar algumas peças vindas de lesão, o que conferirá um plantel mais forte para o ciclo que se seguirá.

Só assim num exercício de realidade próxima veja-se o que será passar por Marselha e depois 2 jogos no anfiteatro do Dragão, com os adversários a terem em teoria tarefas bem mais complicados de enfrentar. Por tudo isto apesar da vantagem que levamos a cabeça da Bwin, este jogo reverte-se de maior importância do que às vezes lhe poderíamos atribuir, encerra em si outros cuidados. Sei que a lição estará a ser preparada para na hora de debitar toda a sabedoria a nota seja elevada. Mas e tal como escrevi no inicio tenho esta mania de não me contentar apenas com vitórias e como tal para este exame não me contento com um 10, 11 ou 12, quero e como DRAGÃO que sou uma nota de bitola alta, onde a ARTE e ENGENHO sejam capaz de nos dispensar da oralidade comum que impera nos pasquins da sociedade desportiva…desta feita saia uma Exibição contundente em que finalmente todos se rendam a um Dragão triunfador….e no fim este FCPORTO seja um 21 (pontos)!!!!....

5 comentários:

Anónimo disse...

Também eu quero esse Porto 21!!! Venham de lá mais 3, mas cautela com esta Académica, que nos pode provocar problemas. Só desejo, dado o período de paragem que se segue, que Jesualdo não se dê a poupanças, nesta fase. Cada vitória coloca-nos mais perto do objectivo final e desmoraliza os nossos adversários.

Abraço,

Anónimo disse...

Aproveito as palavras destacadas: ARTE E ENGENHO! Essa é a receita para vencer a Académica, mas atenção que estes jogos são sempre complicados, não nos podendo esquecer que a comandar o apito vai estar o Elmano Santos, principal responsável pela derrota do ano passado em Leiria. Isto não é coinciência, meus amigos. A bola está do lado do Porto. Joguem com garra, com união, com garra e a nossa mais valia não permitirá veleidades a ninguém, nem mesmo aos amiguinhos do Vitor Pereira.

Abraço,

Anónimo disse...

O porto tem de jogar com garra e não se deixar entusiasmar demasiado com a diferença de pontos tão bem alcançada!! Tem de manter os níveis de competitividade elevados e não se distrair, o ano passado acabamos por sofrer mais do que seria de se esperar espero que este ano isso não se repita e possamos "cavalgar" calmamente para o título!!

já agr, uma palavrinha em relação às últimas notícias acerca do possível interesse do porto em Tiago da juve (pode bem ser só boatos) mas a ser verdade e ainda melhor a concretizar-se acho que seria uma excelente comprar para o FCP na minha opinião tem um lugar reservado na equipa titular, Lucho e Tiago no meio-campo tchii

FORÇA PORTO!!

Paulo Pereira disse...

Tiago???Essa para mim é novidade, mas partilho da esperança. Apesar do apagão k sofreu em Itália, é um belíssimo jogador, com a vantagem de não ter jogado nas competições europeias, o k tornaria ainda mais válida a sua contratação. Mas, sinceramente, não deve deixar de ser isso mesmo: um boato! Duvido k:
1º - A Juve o deixe sair;
2º - O Porto tenha capacidade económica para a sua contratação;

Mesmo por empréstimo, parece-me difícil, mas nunca se sabe. Seria óptimo para a zona mais vulnerável da equipa.

Abraço,

Sérgio de Oliveira disse...

Em Coimbra é para ganhar !