13 de setembro de 2007

Deja-vu

Podem dizer o que quiserem. Podem defender o brasileiro que, para alguns, é o salvador da pátria. Volto a repetir o que já aqui disse. Fosse outro o seleccionador, com as últimas exibições paupérrimas da equipa das quinas, e caía o carmo e a trindade neste País. Fosse outro o treinador com as péssimas opções tácticas que Scolari teve, e a crítica especializada arrasaria o técnico. Mas assim, voltamos ao de sempre, com toda a gente a assobiar para o alto. Inacreditável a sequência de resultados recentes de Portugal, com empates consecutivos e, pior do que isso, perdendo pontos em casa, sempre da mesma forma, perto do final do jogo.

Para isso contribuiu e de que maneira o "dedinho" do sargentão. Num curto espaço de 4 dias, Scolari consegue a proeza de terminar os jogos sem avançados, devido ao conservadorismo que sempre o caracterizou. Dessa forma, Portugal vê-se na contingência de ter que efectuar um forcing final, procurando desfazer os empates com Polónia e Sérvia, já com as substituições esgotadas e sem um avançado em campo. É obra. Deste, nem Couceiro se lembraria!

ps: Fico a aguardar ansiosamente a reacção da Federação ao gesto vergonhoso do seleccionador, agredindo um atleta adversário. Comportamento inadmissível, sobretudo quando se trata do mais alto responsável pela turma das quinas. Mas, como isto é mesmo uma república das bananas, Madail irá, mais uma vez, meter o rabinho entre as pernas...

11 comentários:

Anónimo disse...

Mas vocês viram alguma coisa de anormal?
Foi só um desentendimento normal no futebol...

Agora a sério. Foi mau demais.

Sr Scolari, só tem 1 caminho: DEMISSÃO

Anónimo disse...

Foi mais um jogo VERGONHOSO dos nossos jogadores! Uma 2ªparte de absoluto lixo, sem um passe de jeito. Como conjunto não existimos, + uma vez, não há entrega nem fio de jogo! A TV poderia não ter focalizado tanto o incidente final, embora lamentável, nem que seja em jeito de resposta. Não podia! Quanto ao árbitro e fiscal: Parabéns! Se a intenção era tirar-nos pontos, foram fantásticos.

Paulo Pereira disse...

Sr. Vitor, convenhamos k se a exibição não foi famosa, na 2ª parte, ela deveu-se não a uma menor entrega por parte dos jogadores, mas às erradas substituições e à estratégia de defender o resultado, que terminaram infelizmente da forma k se viu. Não concordo k a TV devesse ter agido de forma diferente. Este tipo de comportamentos tem k ser definitivamente erradicado dos jogos das nossas selecções, sistematicamente envolvidas em situações idênticas.

Abraço,

Anónimo disse...

Sairam todos da toca!!! Em vez de defender a selecção, roubada de forma escandalosa pelo Merk,aparecem uns quantos a atacar o Scolari de forma raivosa. Devem querer lá o Oliveira ou o Domingos, não?E que se passa que a federação não se pronuncia sobre estes roubos? Desde o Euro 2000 que temos sido sempre prejudicados por arbitragens escandalosas, e nem um piu, nem mesmo nos dosi jogos em que foram inventados os penalties para o zidane marcar?

Paulo Pereira disse...

Caro JBS,
Saído da toca, até agora, só mesmo tu, como defensor intransigente de Scolari. Contudo, se aceito uma opinião contrária à minha, nesta questão, convêm não nos deixarmos levar pela emotividade. Se é certo que ontem Portugal se pode considerar espoliado pela arbtragem, colocar no mesmo saco as duas derrotas perante a nossa "besta-negra", a França, como se estas se tivessem devido aos homens do apito, tiram-te toda a credibilidade. Esse fundamentalismo intransigente fica mal, pois foi evidente, em ambos os jogos, k os penaltys existiram, tendo sido correctamente marcados.

Não percebi bem foi essa referência a Domingos ou Oliveira, tentando de forma pouco subtil transformar a questão da eventual substituição do brasileiro numa questão clubista. Nada de mais errado, pois tb é bom de ver k os 6 milhões de palermas k endeusaram Vale e Azevedo e Scolari, nunca deixariam isso acontecer. Uma das características para ser o futuro seleccionador é o saber afrontar o FCP. Nesse caso, podes dormir descansado. O substituto de Scolari terá as mesmas características.

Anónimo disse...

Só me insurgi contra a crucifcação k está a ser levada a cabo...
O nosso país é o que é porque os nós não gostamos de nós próprios. Não defendo o sr. Scolari, mas é incrível a autêntica crucificação que lhe é feita pela imprensa portuguesa (em Espanha seria diferente, por isso é o pais que é). Esta hipócrisia da isenção só é válida para a selecção, pois tenho visto alguns jogos de certos clubes em que a isenção se fica a vestir. Basta ver isto: foi preciso acontecer o que aconteceu para FINALMENTE hoje as 1ªs págs. dos 3 jornais ser a selecção. Portugueses??

Paulo Pereira disse...

De volta? E sempre com o mesmo discurso onde se mistura o patriotismo bacoco com a demagogia pura. Em Espanha, país k pelos vistos veneras (tás sempre a tempo de te juntares ao Saramago) as coisas são tratadas da mesma forma. Lembro-me, só para exemplo, de um incidente captado pelas caras televisivas, em k o seleccionador espanhol Aragones, numa conversa com Reyes, jogador do Arsenal, chamou "preto de merda" a Henry, numa história k fez correr muita tinta.
No entanto, e para te contradizer, todos os jornais espanhóis exploraram o tema, bem como as tv's. Não confundiram serviço público e informação com falsas lições de patriotismo.

Tavas bem era na juventude hitleriana!

Bruno Pinto disse...

Não peço a demissão de Scolari, nem esse será, estou certo, o melhor caminho, nesta altura. Agora há que convir que esta fase de qualificação tem sido uma vergonha, em que o seleccionador tem acumulado erros atrás de erros. Portugal tem jogado de forma paupérrima, ontem foi só mais um exemplo. A scoisas têm que mudar e muito, sobretudo ao nível da atitude e vontade de ganhar, tanto dos jogadores no relvado, como a partir do banco. É inadmissível que uma selecção tão forte, composta por jogadores magníficos, jogue tão mal.

Quanto ao incidente final, foi estúpido e lamentável. Merece uma punição severa por parte da UEFA, já que a FPF, estou convicto que continuará a assobiar para o lado. O Madaíl não tem pulso para pôr o Scolari na ordem.

Anónimo disse...

Obviamente perdemos porque jogámos pouco, porque o brasuca escalou um 11 um pouco duvidoso, pq fez umas subsitituições de merda e porque fomos sem dúvida nenhuma escandalosamente roubados!
Depois disso o homem quase que enfiava um valente soco no àrbitro... mas não enfiou! Falhou, por um triz, mas falhou. E se quando o Sá Pinto acertou o passo ao Artur Jorge e não foi irradiado, qd o JVP fez o que fez e não foi irradiado, quando em muitas jornadas do nosso campeonato há agressões que o àrbitro nao vê e ninguem faz nada, porque raio é que agora todos querem a cabeça do Scolari? Ele nem acertou! Castigado? Sim, 3 ou 4 jogos na bancada não lhe farão mal! No ordenado? Claro, é onde lhe vai doer mais! - Agora mandar o homem embora... parece-me demais.

Paulo Pereira disse...

Pedro, convenhamos que estás a fazer a apologia do teu futuro director desportivo:)
3 ou 4 jogos??? Atão o Zequinha saca um cartão ao árbitro e é suspenso UM ANO e o brasileiro intratável, k tenta agredir um adversário, k moralmente teria k dar o exemplo, saia com 3 ou 4 jogos? Tá bem tá...

K fique frisado k quero Scolari até ao final do contrato. Uma substituição agora seria o golpe final da já de si problemática campanha de apuramento. Ele k fique, k vença os jogos k faltam - sinceramente, não parece uma tarefa do outro mundo - e depois, qd Madail sair - se este cona cumprir o k prometeu - k Scolari vá junto. E abre-se um novo capítulo na Selecção, pós Euro 2008.

Candidatos não faltam, com curriculos impressionantes, pois o ordenado milionário k se paga ao brasileiro dá para contratar quase todos os treinadores. E, neste momento, treinar a nossa selecção, com os craques à disposição, tornou-se um emprego atractivo.

Desde já um nome vetado: Manuel José. Se esse cromo vem, mudo de nacionalidade. Prometo!

Anónimo disse...

Paulo... o Zekinha não foi suspenso... apenas foi desaconselhada a sua convocação aos treinadores. Não houve 1 castigo formal. Qd sugeri os 3/4 jogos, estava a pensar que ele só pudesse estar no banco na fase final do Euro, caso consigamos o apuramento, que no fim de contas, continua bem acessivel.
E se te lembrares, também houve em tempos uma selecção Sub-21 que ajudou a remodelar um balneario em FRança e sobre esses não caiu nenhum castigo... portanto, 3 ou 4 jogos e uma multa pecuniária, parecem-me bem (até pq o homem quase nao acertou no outro, logo, o gesto tecnico foi deficiente, o que não engrandeceu o Boxe português).
Depois do Euro, concordo que será tempo de mudança... e se for o Manuel José, faço como tu, mudo de nacionalidade! Apre!