26 de julho de 2007

Torneio Centenário da Atalanta - jogo 1


data: 26.07.2007
local: Estádio Atleti Azzuri D'Italia, em Bergamo
resultado: Porto, 1 - Estrela Vermelha, 0
marcadores: Adriano


Neste primeiro jogo do Torneio que comemora o centenário da Atalanta, o Porto alinhou inicialmente da seguinte forma, no já habitual 4x3x3:
Nuno, Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Lino; Paulo Assunção, Raul Meireles e Luís Aguiar; Ricardo Quaresma, Adriano e Lisandro Lopez.

Com a particularidade de as 3 equipas jogarem todas entre si, em desafios de 45 minutos, o Porto entrou no jogo contra o campeão sérvio da melhor forma. Rápido nas transições, o Porto coemçou desde logo a ameaçar o último reduto do Estrela Vermelha, equipa onde pontifica o português Lucas, ex-Boavista. De tanto porfiar, nos minutos iniciais, o Porto conseguiu adiantar-se no marcador, através de um golo - e que golo - de Adriano. Trivela de Quaresma, na ala esquerda e Adriano a parar de peito e a desferir um portentoso remate de costas para a baliza, vulgarmente designado por pontapé de bicicleta.
A reacção ao golo, por parte do adversário, não se fez esperar. Um violento remate ao poste de Nuno deu o mote para um domínio do Estrela, mais consentido do que conquistado. Os Dragões optaram por desferir - ou tentar - contra ataques venenosos, tendo inclusivé obtido novo golo, considerado irregular pelo trio de arbitragem.
Quando o jogo parecia perfeitamente controlado, revelou-se novamente que esta pré-temporada, a nível arbitral, tem sido perfeita para preparar os jogadores portistas para as vicissitudes esperadas no longo trajecto até ao tri. Cruzamento à queima, bola na mão de Bosingwa e, para espanto geral, grande penalidade marcada contra os azuis e brancos. A justiça foi feita pelas luvas de Nuno, numa estirada perfeita, detendo o remate e salvando o empate. Daí até final nada de mais significativo se passou. O Porto entrou a vencer, que era o mais importante.
No Porto, ainda com algum trabalho pela frente, pareceu-me que falta mecanização entre os sectores. A posse de bola foi preterida, numa estratégia de contenção, preferindo Jesualdo a opção por um futebol mais rectilíneo, com passes longos para as alas. No Porto, o destaque vai:
Adriano, mortífero na frente de ataque, obtendo um golo fabuloso;
Quaresma, sempre mexido, transformando-se numa dor de cabeça para os sérvios. Destaque para um trabalho genial, sentando 2 defesas adversários, acabando depois por desbaratar o mágico trabalho com um remate disparatado;
Nuno, sempre muito seguro, saindo no timing certo aos cruzamentos e perfeito na frieza com que enfrentou a grande penalidade.
Agora, venha a Atalanta!

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande golo do Adriano. Fabuloso!

Anónimo disse...

Bom jogo, feito de raça e com Quaresma em grande. Se ele continua assim, nem por 40M o levam:)

Anónimo disse...

Talvez e dado o adiantado da hora, ainda nao esta aki mas ganhamos o torneio...Ora ja sei vais dizer ves k estamos fortes e tal e coisa...eu tenho a dizer que a cronica ao 1 jogo ta mto boa , mas era o que temia pois nao tinha visto, estamos como no ano passado marcamos golos kd conseguimos e depois gerimos resultados ficando a merce de amrgos de boca, coisa k só nao se passou hoje pork ao inves do que tinha como premonição o NUNO tem mostrado kerer mesmo meter o Helton em trabalhos...De resto sempre mais do mesmo, falta criatividade excepçao feita a Quaresma ( que cruzamento de Letra e arrancada no 2 jogo), depois temos os incansaveis Lisandro( marcou no 2 jogo o golo da vitoria de dificil execuçao mas em posiçao identica akela em que Postiga falhara frente ao Genk..ai tem a diferença) e Adriano(este se o Porto tiver capacidade de criar volume ofensivo em 3 vai marcar 1)..de resto um marasmo , um deserto, muito musculo e altura mas pouco jogo, so se destroi e pouco se constroi de futebol bem gizado( esperamos k lucho, gonzalez, l.lima trago akilo k faz falta a este Porto, pork de resto parece-me k vamos ficar mais vezes a merce da sorte e da maior e melhor capacidade de outros emblemas mais fortes e com outros argumentos...Sabado temos ja um teste capaz de nos dar uma ideia mais forte do patamar em que estamos para a BWIN..ai sim ...vamos ver o k valemos a esta altura.

Abraço...estou muy contento dizia o outro ontem a chegada a um club que nao ganha nada..mas pelo menos nao veste de cor de rosa...lolololo