2 de junho de 2007

Nova contratação



Chama-se Fernando Francisco Reges e é a mais nova contratação do FCP. Numa apresentação que faria inveja ao Gabriel Alves, aqui ficam as características do novo portista:
  • Nascido a 25 de Julho de 1987;
  • 1,82 m;
  • 70 Kg;

Para aqueles que têm vindo a acompanhar a novela Anderson, o resultado esperado começou mais cedo do que o previsto: a chegada em massa de uma catrefada de reforços "sonantes", quase todos oriundos das terras de Vera Cruz. Médio internacional de sub-20, vem rotulado de trinco. Como não sou o Luis Freitas Lobo que sabe tudo e mais alguma coisa sobre qualquer jogador, entre os 7 e os 77 anos, deste Planeta, recorri ao meu jogo de eleição: o Football Manager. Orientando o Porto, enviei em missão de espionagem o Lima Pereira. E eis o que o olheiro do FCP descobriu sobre o míudo:

"Fernando seria uma boa contratação, para qualquer clube da Liga de Honra" (aqui soltei um riso escarninho);

"Tem o potencial necessário para ser um bom trinco da Liga, no futuro" (mais um para emprestar, calculo eu, para ganhar estaleca, como dizem os entendidos);

"Tem uma velocidade bastante razoável" (boa, exclamei, já pode fugir dos Super Dragões, quando eles começarem com a brincadeira dos petardos);

"Fernando seria uma razoável contratação" (depois disto, despedi, como é óbvio, o Lima Pereira. Atão o cromo diz que o Fernando é uma boa contratação para a Liga de Honra e depois já é bom para nós?)

Posto isto, e baseado nas notícias que circulam, o rapazinho custou 720 mil euros e é mais um pró monte de médios de características defensivas que temos. Daqui a uns tempos, é vendido por 3 ou 4 milhões e a comissãozinha vai pró bolso de alguém. Ou então sou eu que ando mesmo aziado e não estou a ver bem as coisas...

7 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo contigo, neste caso. O Porto tem demonstrado ter boa capacidade de descobrir jovens talentos no Brasil(Anderson, Carlos Alberto, Diego) e este pode ser mais um caso. Vem pelo menos com a chancela de selecionado, o que não é mau. Dizes que é trinco, mas li que ele pode ter apetencias ofensivas. Vamos é apoiar!

Paulo Pereira disse...

Meu caro, apoio é o que eu tenho feito e dado ao Porto ao longo de 36 anos de existência. Não confundas críticas à administração com pouco fervor clubista. Sou simpatizante, adepto, sócio, fanático, fundamentalista, tudo aquilpo que possas imaginar, pelo Porto. A única coisa que me interessa no clube é mesmo isso: o clube. Aquele emblema ostentado com orgulho nas camisolas, aquelas cores que fazem o coração bater mais depressa. Contudo, o amor clubista que sinto não me tolda o raciocínio nem me coibe, de forma nenhuma, de pensar pela minha cabeça. Só assim, com pluralidade de opiniões, é que o Porto continuará a empunhar a batuta de Grande clube. Mal de nós se fossemos uns cordeirinhos, que dizem amen a tudo o que a Direcção faz. Se o apoio a que aludes é desse género, não contes comigo...

Anónimo disse...

Boas,
Olha que não me parece nada mau reforço. Selecção sub-20, barato, provavelmente com enorme vontade de singrar no futebol europeu e com uma enorme margem de progressão. Pode ser uma revelação.

Passa no meu blog,
http://fcp-dragoes.blogs.sapo.pt

Paulo Pereira disse...

Ó Fcp-Dragões, como já afirmei por aqui, todos nós temos direito às opiniões, sejam elas as mais díspares. Agora, contra-argumentares que o Fernando "até pode ser bom" porque "até joga na Selecção-sub 20", é um monte de lugares-comuns. O Eliézio tb jogva na mesma selecção. Foi cntratado, emprestado e já despachado. O Fernando, naquela posição, não é titular na Selecção. Esse lugar pertence por direito próprio ao Lucas, actual ídolo do Grémio, e a caminho do Liverpool. Qt à juventude e à margem de progressão, temos disso a monte em Portugal, e nem custa nada. Não percebo como se contrata o Luis Castro para gerir o futebol jovem, se depois não é para apostar nos frutos desse trabalho. E ainda me hão-de dizer, publicamente, quem foram os observadores que viram o jogador para o avalizar. É k segundo o Fucile, ele foi visto por...dvd. Sim, por dvd. Portanto, não me venham para aqui com um monte de tretas do tipo "ah e tal, o tipo até parece bom".

Anónimo disse...

Sobre os artigos do Rui Moreira já dei a minha opinião no post anterior.
Hoje vejo com espanto a contratação de um sub-20 brasileiro por ... 5 anos ... aí está mais um contrato de longa duração, de um jogador que ninguém conhece, das divisões inferiores e suspenso por um ano de competições internacionais de selecções por ter agredido um árbitro !!! Até pode ser um achado, mas continua-se a insistir no mercado brasileiro, do qual já estou farto ( sem qualquer tipo de xenofobia, note-se ), preferia os jovens portugueses ou então europeus, por exemplo do leste - mais acessíveis e bons jogadores.
Será que ir até ao Brasil implica contabilidades menos claras???
Realmente esta política de aquisições

Anónimo disse...

excelente artigo!


na mouche.



já hoje veio um brasileiro contratado por dvd da 3ªdivisão brasileira,e já levou um contracto de 5 ANOS,vejam lá...


as comissões não podem parar...



seguir-se-á um qualquer peruano a actuar na liga chilena...


isto não tem fim.

Anónimo disse...

Não quer dizer nada, mas vejam o centro de treinos e formação do clube de onde veio este Fernando.

O homem treina em pelados!

http://www.vilanova.esp.br/

A foto está na 1ª página. Não sei o porquê de termos uma "academia"...

A referencia na imprensa também é interessante:

"Jovem Fernando foi há dias comprado por grupo de empresários portugueses"

Ahhh. Então está bem. Pensei que por um jogador de 3ª divisão não fossem necessárias mediações...