11 de junho de 2009

Eles lá sabem...


11 comentários:

Anónimo disse...

Venho apenas convidar-te a visitar o fintasefifias.blogspot.com onde são revisitadas as carreiras de jogadores dos grandes dos últimos anos. Ao mesmo tempo, entrevistarei eu mesmo cada um deles para ouvir dos próprios a sua visão da sua carreira aqui. O 1º foi Veloso, o 2º irá ser André Cruz e depois virá o ex-portista Diego. Abraço.

Anónimo disse...

A máquina de ganhar do FC Porto
por FRANCISCO J. MARQUESHoje

Poucos mandam, mas os que mandam têm uma paixão incrível pe-lo clube. Uma viagem ao interior do tetracampeão nacional através da qual se percebe como funciona ao sabermos como foi contratado o brasileiro Hulk.

Um grupo reduzido de quadros, a maioria deles na fronteira dos 40 anos, uma paixão pelo clube a roçar a religião e uma fé inquebrantável na liderança de Pinto da Costa são os segredos da máquina de ganhar do FC Porto.

José Eduardo Bettencourt, candidato à presidência do rival Sporting, não teve dúvidas em transformar em slogan de campanha o modelo do tetracampeão FC Porto, que diz querer replicar em Alvalade.

"Ao contrário do que as pessoas pensam, a estrutura do FC Porto é muito simples", diz Jesualdo Ferreira, que destaca um conjunto de pessoas a "obrigar a que as coisas evoluam permanentemente" e que os "jogadores e treinadores beneficiam das condições proporcionadas pela máquina do clube".

Mas então porque ganha tantas vezes o FC Porto? Esta é uma viagem ao interior do FC Porto, em que o protagonismo não é de Bruno Alves, de Lucho González, de Jesualdo Ferreira, de Pinto da Costa ou da administração da SAD, mas de um grupo de quase anónimos executivos que têm a missão de dotar a equipa das ferramentas para continuar a ganhar.

Mais do que a lenda de tudo funcionar em circuito fechado, ou de um sem número de segredos mais ou menos bem guardados, o FC Porto é hoje uma organização direccionada unicamente para a vitória, em que a equipa profissional de futebol é cliente de uma estrutura encarregada de fornecer todos os produtos necessários à vitória, sejam eles a transferência de um jogador que reforce a equipa, a aquisição de uma nova máquina para o departamento médico, a contratação de uma ama que cuide de um filho de um jogador durante a noite para que o descanso do atleta não seja perturbado, ou até a existência de um director de ce- na para que nos jogos em casa tudo o que não tem a ver com o que se passa dentro das quatro li- nhas decorra como seguindo o guião de uma peça de teatro.

No Verão passado, a SAD do FC Porto anunciou, através de comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a contratação de Hulk. Na altura, a notícia só não passou despercebida porque o FC Porto estava disposto a pagar cinco milhões de euros por metade do passe de um desconhecido com nome de super-herói que jogava na longínqua e sem sex-appeal liga japonesa. Um campeonato depois, Hulk foi unanimemente considerado a revelação da Liga, contribuiu para mais um título e será seguramente uma das grandes transferências do clube depois de ajudar na conquista de mais alguns troféus.

Mas a história da contratação de Hulk começou dois anos antes, quando um dos mais importantes quadros do clube passava noites sucessivas a observar jogos dos campeonatos do Japão e da Coreia, à procura de um jogador oriental que pudesse integrar o plantel da equipa profissional, como titular, para permitir ao clube beneficiar das receitas geradas pela exposição do clube ao rico mercado do Extremo Oriente.

Esse jogador nunca chegou, mas foi no meio dessas sucessi- vas observações que foi detectado o talento de Hulk, enviado um emissário para o observar in loco e posteriormente assinado o contrato, depois de passar os sucessivos filtros do clube, processo completado ao fim de quase duas épocas desportivas.
In DN



O DN apresenta hoje(12/06) vários textos sobre o FCP, dignos de leitura e divulgação, O texto acima é um deles.

Anónimo disse...

00:04 - Futsal
Belenenses apelam à verdade desportiva

O Belenenses reagiu em comunicado, publicado no site oficial do clube, às arbitragens dos dois primeiros jogos da final dos playoffs da I Divisão, realizados na Luz, diante do Benfica.

Leia o comunicado:

A equipa de Futsal do Clube de Futebol "Os Belenenses" encontra-se a disputar a final do Campeonato Nacional da 1ª divisão de Futsal época 2008/09. Alcançou esta fase da competição com inteiro mérito desportivo, repetindo o feito atingido na temporada anterior.

Chegadas aos jogos decisivos da competição, ambas as Equipas em disputa aspiram legitimamente ao tão ambicionado titulo.

O Clube de Futebol "Os Belenenses" entende que todos os agentes e todas as entidades envolvidos nesta fase final da competição devem pautar a sua acção com uma total isenção, rigor e espírito profissional. A igualdade de tratamento em relação aos dois finalistas é fundamental para garantir que o esforço dispendido por dirigentes, atletas e adeptos ao longo de toda uma época é compensado de forma adequada.

Verificamos que nos dois primeiros jogos disputados no passado fim-de-semana isso não aconteceu.

Conforme todo o País pôde ver pela transmissão em directo dos dois jogos, parece ter havido uma dualidade de critérios sempre em claro prejuízo do Clube de Futebol "Os Belenenses" com influência directa no decurso e no resultado de ambos os jogos. As penalizações desportivas e disciplinares sofridas pelo CFB são resultantes de decisões menos felizes das duas equipas de arbitragem, que a experiência e cotação não faziam prever.

Esta leitura é confirmada pelas crónicas de alguns dos órgãos de comunicação social presentes e pelas inúmeras mensagens de solidariedade recebidas da parte de terceiros.

Preocupa-nos a recorrente frequência com que estes erros têm acontecido no passado, em jogos decisivos e sempre em claro prejuízo do Clube de Futebol "Os Belenenses".

Com o intuito de contribuir para uma maior valorização da modalidade, a mesma valorização que fez com que o Clube de Futebol "Os Belenenses" decidisse investir no Futsal com a colaboração de patrocinadores sérios e empenhados, alertamos os Responsáveis pelos Orgãos Federativos para a imprescindibilidade da verdade desportiva imperar nos últimos jogos que faltam disputar no presente Campeonato.

Não pretendemos qualquer tipo de proteccionismo ou favorecimento, mas apenas isenção, rigor e um maior acerto no ajuizamento dos lances de cada jogo.

Os Clubes envolvidos nesta final merecem-no, os adeptos da modalidade merecem-no e todos os amantes do desporto também o merecem.

Todos juntos poderemos fazer do Futsal uma modalidade de verdade desportiva, mais espectacular e sempre credível
---------------------------------


Afinal ?!...

Ricardo de Sousa disse...

Sou assíduo visitante do seu blog.
Hoje criei um blog e já adicionei o seu blog à minha lista de blogs tripeiros.
Peço-lhe se poderia colocar o meu blog também na sua lista.

http://carregaporto.blogspot.com/


Aguardo resposta
Abraço

Filipe Guedes disse...

agradecia muito que postasses o meu blog na tua lista. visto que estou a ter dificuldades a divulgar.ficava muito agradecido.
fcporto sempre

Anónimo disse...

Lindo...

Anónimo disse...

Lindo...

Sérgio de Oliveira disse...

Paulo :

Feliz Natal para ti e para os teus!

Um abraço

Tiago Araújo disse...

Boas,

Finalmente a novela chegou ao fim...

O Bruno Alves ainda cá está e espero que continue a estar e o Washington só arranja desculpas.....

abraço

http://campeoesfcporto.blogspot.com

Anónimo disse...

O blog já acabou?
POR FAVOR NÃO ACABEM COM ESTE BLOGUE ESPECTACULAR!

ruimanelfcp disse...

Excelente jogo do Porto. Resposta adequada às dúvidas de alguns portistas e às ilusões de alguns benfiquistas.
Não se pode dizer que Falcao e Pereira não fazem falta, mas quando a equipa funciona, consegue suprir a ausência mesmo de jogadores importantes.
Grande exibição do Guarin, a confirmar, que não sendo um fora de série, pode ser de enorme utilidade, como de resto já vinha a demonstrar desde a época passada.
James Rodrigues a dizer que poderá a vir a ser, este sim, um fora de série.
Hulk, mais uma vez, a demonstrar que não é deste campeonato. Temos mais meio ano para gozar da sua presença, aproveitemos entretanto. É pena é o Porto não possuir a totalidade do seu passe, mas é a vida... como dizia o outro.