3 de agosto de 2008

Ao ritmo do tango

TORNEIO DE BRAGA

Porto, 4 - Cagliari, 1
[1-0 lisandro, 2-0f arías,3-0 lisandro, 3-1 fini, 4-1 hulk]

Demasiado Porto para uns italianos mais atrasados na preparação, atendendo a que o campeonato transalpino apenas começa no final do mês de Agosto. Se os jogos de preparação servem fundamentalmente para afinar estratégias, Jesualdo deverá ter ficado contente com os seus pupilos, exemplares durante a maior parte do tempo.

Numa primeira parte quase sem história, a finalização dos azuis e brancos cavou um fosso enorme ao intervalo, com os três golos sem resposta a demonstrarem que os mecanismos de jogo estão quase intactos, após o período de férias. Foi ao som dormente do tango que o Porto foi alvejando as redes adversárias. Com Lucho empossado da batuta de maestro, gerindo os tempos a seu bel prazer, os seus compatriotas Lisandro, por duas vezes, e Farías íam fazendo o gosto ao pé.

No seu característico 4-3-3, com o triângulo do meio-campo a ser ocupado por El Comandante, Raul Meireles e o trabalhador Fernando, as hostilidades atacantes ficaram a cargo dos oriundos das pampas. Farías, Lisandro e Mariano trataram de colocar em sentido o Cagliari.

As habituais trocas de jogadores, no período de descanso, ajudaram a equilibrar a contenda. O Porto continuou a assenhorear-se do domínio da partida, mas com a réplica italiana a ser mais forte. As jogadas de perigo, junto da baliza de Helton, surgiram mais amiúde, com Lino a comprovar que é totalmente inapto para as funções defensivas, cometendo erros de palmatória.

No ataque, as atenções centraram-se no possante avançado com nome de super-herói da Marvel. Hulk, coadjuvado por Rodriguez, continuou a mostrar a espaços alguns pormenores interessantes, idênticos aos deixados na partida inaugural, frente ao Leixões. Dinâmico, impondo o respeitável físico no espaço defensivo oposto, o brasileiro foi fazendo pela vida, numa partida que se arrastava para o final.

E foi precisamente sob o apito que sentenciaria a partida que o tão desejado golo do avançado dos 5 milhões surgiu. Belíssimo passe de Candeias [novamente com indicações positivas], isolando Hulk e este, perante a saída do guardião italiano, ultrapassando-o com uma frieza digna de registo para, de seguida, colocar a bola anichada nas redes.

Bom ensaio dos Dragões, ultrapassando nova etapa evolutiva na preparação para o assalto ao tetra.

10 comentários:

Sérgio de Oliveira disse...

Paulo :

Temos equipa (o que não é novidade) e vamos ter Hulk !

Anónimo disse...

tres avançados e os tres a facturar...e por os tres a jogar que de certeza marcamos sempre...a saga do incrivel hulk inda agora começou a da licha continua e o farias é craque...4ever fcp

BRUNO ROCHA disse...

Confesso roubei a familia e ao fim de semana um espacinho para ver com olhos de ver o Porto jogar...Depois de mto ler, e ouvir eis-me perante algumas duvidas...se quaresma ficar estamos mais fortes desde k volte a ser o kauresma que nos habitou, senao estamos é mais fracos...Começo pela baliza...senhor ensinai Helton a espalmar bolas para a linha de fundo e tirai-lhe a vontade de kerer segurar bolas por artes magicas...talvez assim se impeca os adversarios de marcarem golos k de outra forma nao marcariam...Sr. Jesualdo no proximo jogo experimente o Fucile (nao o foda por penaltis a panenka) só para ver se anda la sabe jogar e depois compare com a merda do benitez e do lino...talvez os adversarios mudem o flanco por onde nos atacam...e depois de darem de caras com o SAPU so lhes resta atacarem pelo meio e ai toda gente sabe k o futebol rende menos...
a nao ser k no nosso meio continue mais um cromo k dança tango de costas pra o meio campo ofensivo ...pobre bollati a trincos nos juvenis kom mais sentido de jogo e posiçao k este jogador.....aproveitando k é pra dispensar metemos o Mariano e o tal benitez e talvez arranjemos espaço pra pagar os 5,5 milhoes que restam do passe desse hulk k nos vai por verdes tal kual o Postiga pora os Lagartos com tamanho Flop....Gostei do Rodrigues e do Candeias..espero k o tarik faça pelo menos uma epoca igual a do ano passado e as alas estarao bem entregues...Outro pedido eu sei k o pai natal vem longe mas dava jeito k o mister, professor metesse o R.meireles a & ou entao desse um banho de acreditar em potencialidades a fernando pra k akela posiçao nao esteja sempre a clamar pelo Assunçao ...e o tommy costa vai dar jeito pra carlsberg cup..pelo menos sabe marcar golos de penalty....

dragao vila pouca disse...

Gostei muito da primeira-parte, não gostei nada da segunda.Tudo bem que o resultado estava feito, que houveram várias alterações, mas esperava mais.Hulk, confesso que depois do primeiro jogo esperava mais, mas tem algumas atenuantes:entrou na pior fase, estava demasiado ansioso e tem de perceber que no futebol europeu não vai ter o tempo e o espaço que tinha no Japão.Mas acxho que vamos ter avançado.
Um abraço

Tiago Araújo disse...

Gostei muito do jogo. Foi muito bom, a primeira parte foi boa, agora na segunda o Porto arrefeceu.

abraços

Bruno Pinto disse...

Olá Paulo,

Não tive oportunidade de ver o jogo, apenas vi os golos, mas parece que, à semelhença do jogo diante do Leixões, a primeira parte foi melhor que a segunda. O que há a reter é que ganhámos um torneio importante, demonstrando já níveis de entrosamento colectivo bastante apreciáveis para esta fase embrionária da temporada.

Na defesa, é pena que Lino seja tão mau defensivamente, pois a sua capacidade de subir e de marcar bolas paradas, poderia ser uma mais-valia. Mas a defender assim tão mal, dificilmente poderá ser opção, sobretudo em jogos de dificuldade elevada. A menos que melhore muito. De resto, estamos bem. Sapunaru é jogador, como previ desde o início, apesar de não o conhecer. E para centrais estamos traquilos com 4 opções de valor.

No meio-campo, a grande interrogação sobre quem será o substituto de Paulo Assunção. Bolatti, Fernando, Guarín ou Meireles? Na minha opinião, Guarín não serve para a posição 6, pelo menos para já, pois é demasiado móvel, sai muito da posição e não garante o equilíbrio necessário naquela zona nevrálgica. Bolatti continua a não me convencer. Restam dois e deles, Meireles é aquele que defendo para já a pivot-defensivo. Fernando pode lá chegar, mas é ainda jovem e, de início, parece-me ajustado apostar no trio Meireles-Guarín (Tomás Costa)-Lucho.

Na frente, continua a indefinição em torno de Quaresma, algo que não é benéfico para ninguém. A minha posição é clara: 30 milhões são o mínimo e se o Inter ou outro clube não se chegar à frente com esse valor, o jogador não sai e ponto final! Sabemos que ele está mortinho por sair, é fraco mentalmente e que o seu profissionalismo pode ser abalado pelo mau feitio. No entanto, o FC Porto não pode ceder um dos seus maiores activos e jogadores ao desbarato e deve manter uma posição intransigente na defesa dos seus interesses. No mais, Lisandro, Mariano, Tarik, Farías e Rodríguez são opções excelentes, na minha opinião. Hulk é ainda uma incógnita, mas a sua capacidade técnica não engana e o golo ao Cagliari foi disso uma prova. Talvez nos possa surpreender, embora o seu preço tenha sido exagerado.

Dragaoatento disse...

Olá!

Quase todas as avaliações que li aqui no Blog ácerca do rendimento deste ou daquele jogador são prematuras.
Apesar d'alguns(novos)elementos já darem boas indicações,isto não quer dizer que os outros não nos possam vir ainda a surpreender positivamente.N'alguns casos a evolução é mais lenta,e a adaptação mais complicada.
Acho que devemos ter calma.
Ou já se esqueceram que de início,por exemplo,o B.Alves parecia não dar conta do recado e, hoje é um dos melhores centrais do Mundo.Sim,não tenham dúvidas,do Mundo!
Se não for este ano,na próxima época,os tubarões vão tentar aliciá-lo.
Diz-me a experiência,50 anos a viver o futebol,que há jogadores que levam mais tempo a atingir o TOP do que outros.Não quer dizer porem que não cheguem lá...!
Depois temos tb o caso do Lisandro que na primeira época que fez no FC Porto,foi pouco consistente.

Abraço

Dragaoatento disse...

Caro Paulo!

Assembleia da FPF a 23/08/2008

...segundo a teoria golpista do "Carrajola" , bastam apenas 4 membros (pois então! Os golpistas),para o C.J. da FPF funcionar! Ainda segundo ele, as pessoas deverão sentar-se e conversar! Claro! Desde que este facto não vá contra os seus (dele) interesses! E, como pelos vistos, os tais 4 vogais até estão todos de acordo e são a maioria, fica tudo resolvido! Dentro da tal ética muito peculiar dos seus autores, muito transparente (mas, para determinada corrente de opinião,claro)...

Abraço

Dragaoatento disse...

...mais:

Pois, para quem se dá ao lucho de suspender o seu superior hierárquico do C.J. da FPF Gonçalves Pereira! A partir daqui, passa a valer tudo! Sem presidente é o regabofe!

E depois acusam os outros de abuso do poder (se calhar até afirmam que não estão agarrados ao poder), quando é precisamente o contrário. Foram precisamente os 4 vogais que exorbitaram das suas competências, afirmar o contrário é distorcer os factos! E, cujos artistas principais do elenco (contenda), é preciso que se diga, são: Carrajola Abreu e Álvaro Batista.

Já agora se a moda pega, porque não os ministros, caso queiram, suspender de funções o 1º Ministro no caso de não concordarem com as ideias do seu superior hierárquico...!

Dragaoatento disse...

Caro Paulo!

Antevisão dos métodos

Caros Amigos!
Preparem-se para mais arbitragens tendenciosas na próxima época contra o FC Porto. E a começar já na "supertaça" com o sporting. É preciso notar que quem é actualmente o "dono" dos árbitros é um sportinguista: Vitor Pereira. Se bem estão lembrados, perdemos o último jogo da final da taça de Portugal devido a vários equivocos do Benquerença, manipulado/instrumentalizado por declarações do Paulo Bento antes do jogo! Além disso, reparem, foi tudo contra o FC Porto! O jogo realizou-se em Lisboa, o sporting pràticamente jogou em Alvalade...

Abraço