29 de setembro de 2007

Venha o derby, carago!

Quando pesam ainda sobre mim as façanhas do Fátima, não por causa de uma qualquer reaparição, mas sim por mais um apagão. Tombamos, e não foi por falta de aviso ou por defeito de exemplos, (ainda a meio da semana o Manchester sofreu com o “poderio” de um Coventry, e em casa), que vimos as nossas cores serem vexadas, não pelo resultado, (perder nunca deverá ser sinónimo de Vergonha), mas pela maneira como se perde.

Perdemos a oportunidade de atalhar mais uma etapa, poderíamos ter começado a escrever história, afinal sempre se tratava da 1ª Taça da Liga ou Carlsberg Cup e por muito que se queira fazer passar a ideia de que a relevância é menor, certo é que ser eliminado a 1ª entrada em campo, deixa marcas (mais nos adeptos que no grupo Azul… pelo menos assim espero). Jesualdo teima em não fazer bater a bota com a perdigota, e o Porto mostra que quando toca a jogos por eliminatórias somos altamente falíveis…quando se esperava que os ditos reforços, que até aqui ainda não se encontravam no ponto, fossem retumbantes nas exibições, foram isso sim um virús altamente contagioso e dinamitador dos processos de jogo, fosse qual fosse o sistema táctico em utilização. Do passado não reza a história, embora teimemos em ficar ligados a mesma mas pelas mais inusitadas razões, a pergunta impõe-se… Depois de Fátima o que nos trás o Futuro???!?!? …

Assim logo bem ao virar da rotunda (Boavista), o cenário da Bwin é bem diferente, tem sido um passeio em velocidade de cruzeiro, mas haverá razões agora para desconfiar, para nos sentirmos mais apaniguados??? Não sei se é certo que o Prof. volte a formatação passada, nem é menos crível que o resultado das penalidades por converter se mostre Sábado ao findar da noite mas todos sabemos é que temos a pantera como adversário, ainda sem as presas de fora, seguem sem vencer, mas???...

Um Derby é um Derby e sabe-se o que isso significa, mais um osso duro de roer, Pacheco o Sr. não subserviente do Dragão, aguarda que os seus pupilos acordem da letargia de resultados e o palco do Anfiteatro Azul e branco pode muito bem ser o tonús de que precisam para a reabilitação. Quanto a nós, confesso que aguardo uma boa resposta, capaz de nos galvanizar para o confronto Europeu de 4ª feira, e aqueles que entrarem em campo terão de dar a sua e a resposta dos reforços. Até à bem pouco tempo era pratica corrente daquele balneário fazer-se das derrotas um alicerce forte para êxitos futuros, com Jesualdo, e no pós Atlético, foi o que se viu, marcas bem vincadas até final da época, quase capaz nos levar ao desespero.

Sábado só a vitória interessa, quer seja ela mais ou menos suada, fruto de melhor ou pior futebol, com reforços ou só com os mais utilizados, mas nem esses 3 pontos vão conferir da minha parte qualquer tipo de indulto ao Prof., bem sei que os treinadores são reféns daqueles que dentro das 4 linhas mostram ou não serviço, mas e a responsabilidade de os dirigir não é dele e só dele???... Um treinador é só tácticas e esquemas técnicos???... é muito mais que isso, por isso vai sendo hora de o mostrar, pois se queremos cada vez mais altivar o nome do FC PORTO, não podemos a cada passo cair nestes intróitos que tem sido estes desaires. O fim de semana é de Derbies para todos os gostos, desde o Minho à 2ª circular, aquele que me interessa é o do Dragão e tudo aquilo que seja conferir uma exibição capaz de chamuscar os do Bessa…

É TEMPO DE SE SENTIR A CHAMA DO DRAGÃO…e somar o BI-TRI de VITÓRIAS.

3 comentários:

Anónimo disse...

Isso é k é falar, carago! Até os comemos! Poooorrrrtttooooooo!

Paulo Pereira disse...

Tudo o k for menos de 3 hoje é uma derrota!

Agora mais a sério: este é um daqueles jogos k eu abomino. Literalmente. Irrita-me o caceteirismo entranhado na equipa do Bessa, quase como se fosse uma 2ª natureza. As dificuldades sistemáticas k os homens do apito têm em punir exemplarmente as entradas violentas e o anti-jogo sistemático das equipas do Pacheco. Depois, mesmo k, como agora, os axadrezados estejam de rastos, parece k ganham novo alento por nos defrontar.

Posto isto, apesar das óbvias dificuldades k nos esperam, o Porto tem k vencer. Mais não seja por causa de 4ª feira. É k novo resultado negativo neste confronto entre vizinhos ressuscitará os fantasmas do ano passado, pós jogo com o Atlético.

Mas, como hoje Jesualdo não inventará por aí além, é de crer k os Dragõs assinem uma xibção sólida, dominadora, remetendo o Boavista para tarefas unicamente defensivas. Esperemos só k a pontaria esteja afinada, pois este é um daqueles casos k um golinho madrugador transformaria radicalmente a postura do adversário.

Em suma, oportunidade soberana de afastar fantasmas, elevar para 6 as vitórias consecutivas e cavar um fosso ainda maior para os nossos adversários, devido ao derby da macacada.

Estou confiante, se bem k algo nervoso!

Dragaopentacampeao disse...

O jogo de hoje vai trazer ao Dragão mais um "autocarro" que aliado ao tradicional jogo violento que os remendados costumam utilizar nos nossos derbys, constituirão dificuldades acrescidas para quem, como nós, pretende um bom espectáculo de futebol.

Não tenho ilusões, por isso estou a contar com um jogo feio, complicado, mal jogado, com muito anti jogo, que só com muito querer, aplicação e qualidade técnica poderá ser ultrapassada.

A derrota de Fátima não danificou a minha confiança pelo que, apesar do quadro, acredito que o resultado final será mais uma vitória que continuará a impulsionar-nos rumo ao tri