1 de setembro de 2007

Regresso a Leiria...com vista ao primeiro Tri?

Mais forte que qualquer magnetismo, a 3º jornada da Bwin empurra-nos para lá das nossas pontes. Em tempos idos tal desígnio era génese de derrota. O Liz acolhe os Campeões no caminho para o Tri. Fui um daqueles que profetizou um início atribulado, sombrio para as cores azuis e brancas, alicerçado e escudado no calendário que nos colocava à cabeça 3 das 5 bestas negras da anterior época. A pré temporada tinha-nos dado uma imagem turva, desvanecida e ainda que sem grandes dissabores do que podia ser o Porto 07/08, uma derrota (Genk, com arbitragem que nem caseira lhe podemos chamar… foi pior que isso), um empate em 10 jogos, no caminho 2 saborosas vitórias em outros tantos torneios, o facto evidente para muitos (eu incluído), era uma equipa cheia de reforços e onde só Quaresma mantinha a bitola e onde tudo mais era um amalgáma de conceitos futuristas e filosofias do prof., acrescentávamos a tudo isto o peso do mercado e o vender de algumas jóias, e o cenário que se pintava era negro, apologistas da desgraça não faltavam.

Muitos dias de trabalho depois e com inicio da prova de regularidade, mostramos as nossas credenciais e abatíamos 2 dos nossos adversário (jogamos só com o 2º e 4º classificados da Liga), com quem não fôramos capazes de pontuar no passado. Procura-se pois o pleno antes da paragem para as Selecções e se formos capazes, conquistaremos o nosso primeiro TRI….9 pontos a maior em relação a tabela do ano anterior, será ouro sobre azul, um início que muitos estariam longe de perspectivar. Ao invés da pré-época, o começo trouxe-nos um Porto consistente, a jogar bom futebol a espaços, já com boa dinâmica e mesmo nos períodos menos bons mostramos não ser inferiores aos adversários, sendo que estes mostram estar já num bom patamar de forma (Braga vitorioso no Restelo e o Sporting depois da Super taça aviou a Briosa com perícia). Muito por culpa de fantasmas recentes e também pelas inflamadas palavras de P.Duarte (o técnico leiriense acusa-nos por entre outros ditos de falta de patriotismo…logo a nós que sofremos como ele pelo ostracizar dos nosso feitos ou jogos).

Augura-se um jogo difícil, envolto em forte adrenalina, juntamos a tudo isto a pesada herança dos jogos no Magalhães Pessoa, o Harry Potter regressa a um palco onde para além da atracção férrea pelas molduras do golo, também é aziago com os cotovelos (atenção que os Srs. do apito tem presente a entrada no clássico…vem ai a factura). A semana de trabalho no Olival trás mais dores de cabeça, Helton apesar de não estar na plenitude da boa forma, não tem treinado (entorse...terá sido o Liedson nas constantes acções de se atirar para cima do guardião portista?), facto este que atira Nuno para a ribalta da titularidade (foi um dos melhores na pré-época…dará conta do recado?), B. Alves em duvida aumenta as preocupações num dos sectores onde apesar dos golos sofridos temos sido imperiais (quem fará dupla com o capitão?... o reforço Stepanov ou J. Paulo?...nova chance ele que até se fala poder mudar de ares). O Prof. tem optado por palestras individuais com muitos dos jogadores azuis e mesmo com Farias perto da recuperação plena (mas sem ritmo), não se vislumbram grandes mudanças do figurino, se as houver que sejam para melhor.

Domingo espero um Porto forte, uma equipa que depois do inicio promissor, apresente um futebol mais enleante, de maior profundidade ofensiva, capaz de manietar a velocidade dos ciclistas de Leiria, onde se veja crescente volume de acções ofensivas. Em suma uma exibição que nos ponha ao abrigo de uma qualquer má arbitragem retroactiva ou de um Leiria raivoso por não ter podido calendarizar o confronto para outra data (às vezes parece que o Porto tem receio). A propósito deste tema parece-me que queremos aproveitar as fraquezas do adversário, sou contra este tipo de estratégia e postura…sou daqueles que gosto de ganhar e as vitorias que me dão mais prazer são aquelas contra tudo e contra todos, sou dos que acho que uma equipa apesar de respeitar o adversário, mas que tem melhores individualidades, melhor colectivo, tem de ser capaz de sair vitoriosa mesmo que não se marquem 10 penaltis a favor, nos roubem 30 foras de jogo, nos admoestem disciplinarmente sem justa causa ou nos obriguem a jogar sem as horas de descanso suficientes entre jogos europeus, por tudo isto para além de DRAGÕES esse Espírito só se vê nos Campeões…e nós não somos campeões somos BI-CAMPEÕES.

Com o futebol europeu de luto com a morte de mais uma promessa ou já certeza deste desporto que nos une (Puerta…Paz à sua Alma), faz-se o sorteio da próxima edição da Champions League, estamos no 2º Pote a par do Benfica (como é possível?) e sejam quais forem as equipas que nos calhem em graça temos de ser capazes chegar aos 1/8 de final por obrigação e não por objectivo mínimo. Passei os olhos pelas equipas apuradas e tenho dificuldade em escolher 4 capazes de nos tornar mais acessível o caminho para a próxima fase. A minha fórmula passa por sermos capazes de ganhar os 2 jogos à equipa do pote 4 (pelo menos 4 pontos), ganhar em casa à do Pote 3 e dar o melhor contra o cabeça de série, esperando que este faça o pleno de vitorias contra os adversários dos potes 3 e 4. O sorteio ditará a sorte, a competência e o valor colectivo dirá quem chega mais longe.

12 comentários:

Anónimo disse...

penso que o Porto deveria ter aceite jogar na segunda, pelo menos livrava-se deste choradinho todo, temos de ser inteligentes e começar a ganhar pontos nos jovens deste país, não ficando conotados com estas "birras" que mais parecem de crianças, quanto ao jogo todos são dificeis ainda por mais com o treinador que temos, livra não consigo ver um jogo que me encha as medidas, apenas joguitos de trazer por casa tacticas medrosas e desajeitadas são a unica coisa que saí dessa equipa técnica, livra!

Anónimo disse...

Nao se faz... O LEIRIA PERDE 24H só a viajar! Só de Leiria ao AEROPORTO perdem tanto tempo quanto demora o Porto a Inglaterra kuando defrontar o Liverpool... Vergonhoso é a reacção da Liga, ao ver as dificuldades do Leiria, tinha era que marcar o jogo pra 2feira... O Porto, nao cede pk sao o k sao... nao lhes custava nada e ao Leiria dava jeito.

Saudações Leoninas

Paulo Pereira disse...

Pois sim, blá blá, blá. Isto é tudo uma falsa questão, onde se aproveita, mais uma vez, para atacar o Porto. Lamento que, no meio disto, o clube continue à deriva, sem uma voz forte para o defender na praça pública. Vamos lá por partes:
- O Leiria anda pela Europa, graças aos pontos amealhados, em anos anteriores, pelo Porto.
- Sabendo k iam para a Intertoto, 1º, convinha saberem qual o espírito com k encarariam os jogos: profissionalismo ou excursionismo.
- É k é fácil tentar dar lições de patriotismo a quem teve tempo suficiente, atempadamente, para arranjar um vôo charter, evitando os incómodos de uma viagem longa.
- Estão a ser cumpridos os prazos estipulados pela UEFA, de 72 horas.
- Quantas vezes beneficiou o Leiria e outros clubes pequenos do desgaste provocado por viagens e jogos europeus ao Porto'
- Que eu saiba, ninguém do Porto vai acusar o Marítimo de falta de patriotismo, pois jogamos com os madeirenses 72 horas antes do Liverpool.
- É k nisto de andar na Europa tem k se lhe diga. Nós andamos com espírito de missão, mas pelos vistos existe quem ande por diletantismo. Quando assim é, de que se queixam?

Bruno, vamos a Leiria para ganhar, claro. Bom artigo, mas como te deves ter apercebido, não concordo com o "choradinho" do Leiria, nem acho que o Porto deveria ter ficado refém dessa coacção feita por Paulo Duarte.

Só por causa das coisas, deviam enfardar duas tareias do Leverkusen. Agora, acusem-me a mim de falta de patriotismo:)

Anónimo disse...

Atenção! O Leiria é uma equipa amadora (em Part-time), treinam menos horas que os outros é só conseguem jogar 1x por semana porque duas, já é desgaste. Só assim se justifica o choradinho. Não é como o Chelsea, Barça ou Milan que jogam as vezes que forem precisas, pois são pagos para isso.(mas também se isso é assim, então para que é que se candidatam à UEFA?)
Pelo mesmo motivo, brevemente o SLB e o SCP, vão se queixar do mesmo, esperem para ver.

Anónimo disse...

Vamos fazer 9 pontos...

"OPATO" acabou??? Se sim,merece REVOLTA!...

Anónimo disse...

O Presidente do Leiria,já disse,que TUDO BEM,"ELES",è que tiveram
alguma responsabilidade nisso,portanto MAIS PALAVRAS para quê???

Anónimo disse...

Cronica EXCELENTE de OlimpioBento,na BOLA.

Paulo Pereira disse...

Querendo todos nós ganhar, existem situações que fogem à minha compreensão. Farías e Adriano estão lesionados, logo impedidos de dar o seu contributo à equipa. Seria por isso expectável que Postiga, que entrou bem em Braga e em casa frete ao Sporting, fosse comvocado. Mas não. Assim, com Lisandro como avançado titular - ele k se recorde nem tem rotina de posição - temos apenas no banco...Edgar. Se até agora não foi opção, o que acontecerá no caso de precisarmos de reforçar a linha da frente, ou em caso de lesão?

Fica a pergunta!

Anónimo disse...

Bruno, esperemos mesmo k seja o tri. Depois de afastarmos fantasmas em Braga e frente ao Sporting, existe mais esta factura para pagar, depois do azar do ano passado, misturado com decisões dúbias do árbitro. Sinceramente, tb não concordo qd dizes k o Porto deveria ter atendido o pedido do Leiria. Se não o fez, não foi por medo, como será óbvio. Aliás, como o Paulo aqui explanou, e bem, o intervalo de 72 horas está observado. O Leiria é k tem k ser ambicioso. K raio, eles não são uma equipa amadora, e podem jogar duas vezes em 3 dias. Mais a mais, Bruno, sabiam à um mês k tinham k ir jogar a Israel. Podiam, e deviam, ter encomendado um charter, evitando a maçada dos vôos regulares. São, isso sim, joguinhos psicológicos, mais uma vez servindo-se disso para passar uma má imagem nossa.

Paulo, qt ao resto, a questão do Postiga, a mim, já me chateia. Não percebo esta relação de amor/ódio de Jesualdo com ele. Seria aconselhável a inclusão do jogador na viagem a Leiria, pois não me parece k Edgar, nesta fase, dê algum contributo valioso. Mas pode ser k nem seja preciso.

Abraço,

Anónimo disse...

Já sei já sei que o Lisandro é um bom jogador a ponta de lança... mas então o Postiga nem para convocado é capaz?Já estou confuso com isto....Será que rejeitou sair e agora há castigo?Que confusãoForça PPPOOOORRRTTTOOO

BRUNO ROCHA disse...

vamos por partes eu nao disse que deviamos ter ficado refens ou atendido as pretensoes do leiria e seus dirigentes, apenas referi que paraquemnos quer atacar este sera um bom ponto de partida...depois acho k so nos ficava bem poder-mos ter atendido pork assim a nossa vitoria nao tera como desculpa tudo o k esta inerente a eliminatoria do leiria..claro k cumprimos as leis mas eu acho k uma vez superiores so temos de o demonstrar contra um leiria forte e nao contra um amputado de valores..enfim é uma opiniao a mim o k me interessa é ganhar...se perdermos nao vamos ter desculpa..Jesualdo ja fez a parte dele de ajudar o leiria pensando em tudo isto , como nao tem possivelmente centrais nos jogamos sem ponta de lança na area...k acham ...ja ficamos melhor na fotografia..P.Duarte que se keixe agora!!!!!!

Anónimo disse...

Falta de patriotismo ou falta de PROFISSIONALISMO da parte do Leiria?

Atentem a esta situação.

O Sevilha devia ter jogado na ultima 3ª feira (dia 28) a 2ª mão da 3ª pré-eliminatória na Grécia, só não jogou devido à situação triste que foi a morte de um seu jogador. Na 6ª feira (dia 31) jogou no Mónaco a final da supertaça europeia

Alguma vez alguém os ouviu reclamar?

Aqui, infelizmente é mentalidade desta gentinha, que tratou de arranjar logo desculpas (bem antes do jogo) para um possível mau resultado contra o FCP.

Por isso eu digo, FALTA DE PROFISSIONALISMO da parte do Leiria, porque já sabiam há muito tempo das datas dos jogos, mas só agora é que convinha falar num possivel adiamento.

Falta de Patriotismo, andamos nós a sentir desde sempre, deste país da treta que não nos merece.