12 de junho de 2007

A TÁCTICA DE GOEBBELS


“"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". Foi esta uma das máximas inventadas pelo Ministro de Propaganda de Adolf Hitler, conhecido pelos seus dotes retóricos. Portugal tem alguns seguidores desta máxima, fazendo o serviço de lacaios do Orelhas, mistificando a informação que passam, apenas e só com um objectivo em mente: aumentar exponencialmente a importância do SLB. Vem esta dissertação a propósito de um artigo que li, num blog que aconselho vivamente, o Gil.blogspot.com.
Ora, fomos todos nós massacrados, semanas a fio, com a informação de que o Benfica tinha entrado no lote restrito dos clubes mais ricos do Mundo. A notícia, rapidamente veiculada, fez parangonas nos jornais, abriu noticiários, deu azo a artigos, naquele característico tom melífluo e adocicado de quem presta favores ao antigo clube do regime. Alguém soprou a notícia e vai daí, os doutos escribas, ansiosos para agradar ao Kadhafi dos pneus, trataram logo de arranjar umas prosas elogiosas quanto á sagacidade do dito cujo, alcandorando-o aos píncaros da gestão, num lugar apenas frequentado por génios. Só que, bem vistas as coisas, poucos ou nenhuns se devem ter dado ao trabalho de verificar se a notícia era mesmo essa. Pudera, digo eu, ela veio com a chancela de qualidade de uma empresa de gabarito mundial, a Deloitte & Touche. Os indícios de suspeição estavam lá. Ou será que ninguém achou estranho que, no mesmo ano em que se apresenta um passivo de 315 milhões de euros (sim, falam muito do passivo do Porto, mas o deles é de dimensão do Guinness), o Benfica tenha sido considerado um dos 20 clubes mais ricos do Mundo?
Segundo o autor do blog já referido, bastou uma breve consulta ao site da Forbes. Resolvi fazer o mesmo. Lá existe um pequeno espaço dedicado às equipas de futebol mais valiosas. E aqui vai ela, meus caros:





Surpreendidos? Também eu fiquei. No 25º posto aparece a PRIMEIRA equipa portuguesa, e ela não é o Benfica, como podem facilmente constactar (Ó Eusébio, arranja alguém para te ler a notícia). Esta é a lista! A que foi erradamente apresentada, é a lista da Football Money League, da Delloite&Touche, elaborada de acordo com os ganhos de uma equipa em determinado período de tempo, conforme dizem no seu site: "In addition to our usual profiles of the top 20 clubs and their revenue sources we provide three additional articles this year."


O que deveria ter sido escrito, lido, comentado, falado, era que o Benfica, num determinado período, integrou a lista, devido a uma série de factores benéficos: quartos de final da Champions, o naming rights do Centro de Estágio e os kits de sócio que impingiram aos pretos das ex-colónias. Mas não. Os pasquins cá da praça, naquele afã de agradarem ao pequeno ditador que gere o clube da águia, trataram logo de semear meias-verdades, procurando endeusar o Orelhas e a Instituição (como ele gosta de lhe chamar) a que preside. Como diz o outro, "não habia necexidade"!

7 comentários:

Anónimo disse...

Eh eh eh! Tu dás cabo desses caralhos! É como dizes, os gajos vivem das aparencias. Jogar, não jogam nada, mas são endeusados pela corja que circula na comunicação social. É bom saber destas verdades...

Um abraço,

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Mai nada! Tá é a desmascarar essa corja de desonestos, quer na imprensa, quer nesse clube da treta. Sempre conotados com o sistema, a grandeza deles foi assm construída, à custa de mentiras, corrupções e afins. Dá-lhes na mona, k eles merecm...

Um abraço

Anónimo disse...

Ainda vamos chegar ao dia em que haverá festa, por parte dos vermelhos, só porque as acções subiram, ou pk o passivo desceu mais do k nos clues adversários. Ao k eles chegam. Dado k não conseguem vencer nada, lá vão inventando umas panaceias para os males da alma.

Levados ao colo, é o k é!

Anónimo disse...

Não deves confundir as coisas, Paulo. O Benfica nunca disse que era um dos clubes mais ricos do Mundo. A imprensa, como sempre, sensacionalista e preguiçosa, é que tratou de fazer eco de uma mera noticia que, de alguma forma, faz jus à recuperação encetada pelo SLB. Agora diz-me de quando são esses dados que estão publicados, please?

Paulo Pereira disse...

Bolas, Ó CMCC, afinal não é só o Eusébio que não consegue ler isto! E eu k nunca fui muito bom a desenho. Mas hj, como me sinto magnânimo, lá vai:
Se fores ao site indicado, da revista Forbes, clicas em 2006 e voilá...a resposta às tuas preces está bem à vista. Se não te quiseres dar ao trabalho, aqui vai:
"Revenues and operating income are for the 2004-2005 season and converted into U.S. dollars based on June 30, 2005 exchange rates.
1 Forbes estimates based on past transactions, enterprise values (market value plus debt) of publicly traded teams and current stadium deal (unless a new stadium is pending).
2Includes stadium debt.
3Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization.
NA: Not available.
Sources: Deloitte & Touche; Company Documents;Forbes"

Capisce?

Anónimo disse...

Quem anda a escrever com o meu nome e nada mais nada menos que o Vermelhozsky (http://vermelhovzky.blogspot.com/).

Peço desculpa por algum incomodo.

Saudações Benfiquistas