12 de junho de 2007

Palavra aos outros

Escreveu Jorge Maia, ontem no "Jogo":

"Há qualquer coisa que me faz duvidar da sinceridade do presidente do Benfica quando diz que talvez fosse campeão se tivesse ficado calado. Acho que se ele acreditasse sinceramente nisso, se acreditasse que o seu barulho prejudica a equipa e que o seu silêncio poderia ajudar a resolver as suas limitações, desequilibrando o campeonato a seu favor, já se teria calado. Pelo menos, era o que qualquer presidente faria em defesa dos interesses do seu clube. Mas não. Continua a falar sempre que pode, repetindo o discurso que lhe vai valendo a unanimidade entre os adeptos encarnados apesar do jejum de títulos que marcou as últimas duas temporadas. E nem sequer é um discurso original. Visto ao perto, não passa de uma imitação. Vale e Azevedo já o tinha utilizado antes e resulta da aplicação de uma fórmula simples: sempre que as coisas correm mal, a culpa é do FC Porto. Seguem-se estrondosos aplausos. No fundo, o discurso parte de uma premissa parcialmente verdadeira: o FC Porto representa uma parte significativa dos problemas do Benfica. Só este fim de semana, e apenas nos escalões jovens, os portistas garantiram mais um título de juniores ao vencerem os encarnados, ficaram mais próximos de um título de iniciados ao golear o Benfica e repetiram a maldade no hóquei em patins. Isto depois de uma temporada marcada por episódios semelhantes no futebol, no hóquei, no andebol e no basquetebol sénior. Não admira que os dirigentes encarnados comecem a equacionar jogar em campeonatos diferentes. E não admira que o discurso procure bodes expiatórios longe de casa. Afinal, se a culpa for do FC Porto, já não morre solteira, pois não?"
ps1: Ó Jorge, mas temos que convir que, se o homem não arranja inimigos externos, passa por incompetente. Afinal, o que é que ele tem para mostrar à turba ululante lá do sítio? Um mísero campeonato (ganho daquela forma que sabemos), uma supertaça (com um golo irregular, precedido de falta, validado por Olegário Benquerença) e mais nada. Já desistiu do basquetebol, depois de ter levado na anilha, e nas outras modalidades é o que todos se apercebem. Não ganham, e nós temos que assumir: a culpa é mesmo do FC PORTO!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ó Paulo, é chover no molhado. O homem ainda pensa que vive na década de 60. Não viste aquela reacção de menino mimado quando não foi recebido pelo presidente da Camara de Barcelos? Julga que todos se têm que vergar à sua passagem, mas quem se tem vergado é o clube dele. Enfardam em todas as modalidades.

Anónimo disse...

Já o tinha lido ontem e está muito bom. O LF Vieira bem tenta, mas não consegue. Já ninguém o leva a séri. É o homem dos "dream-teams", do "pro ano vencemos" ou "Vamos ser Campeões Europeus daqui a 3 anos". É lógico que o prazo já fi ultrapassado...lol. E, como deve estar farto de ser derrotado, só lhe resta o estafado argumento do sistema, apito dourado ou o que estiver mais à mão. Enquanto fala, ninguém se lembra de que perderam com o Porto em andebol, basquetebol, futebol, hóquei, etc, etc.

É o populismo no seu melhor!

Anónimo disse...

Também já tinha lido o artigo ontem. Aliás, acho o Jorge muito mais directo, mais conciso do que o Miguel Sousa Tavares. Mas o artigo deste, hoje na Bola, também está delicioso. É deixar o Orelhas a falar sozinho, coitado...

Miguel Nunes disse...

Quem anda a escrever com o meu nome e nada mais nada menos que o Vermelhozsky (http://vermelhovzky.blogspot.com/).

Peço desculpa por algum incomodo.

Saudações Benfiquistas