1 de junho de 2007

Época 2007/08


Antes que se vendam mais dois ou três dos jogadores nucleares, e o artigo fique desactualizado, importa começar a pensar em 2007/08, a época de novo ataque ao tri, que ficará mais difícil, digam o que quiserem, com a saída de Anderson. Com Jesualdo Ferreira no banco, como é que será a constituição do plantel?


Guarda-redes: Helton é indiscutível. Ponto. Os outros serão apenas e só para fazer número. Com a anunciada saída de Baía para outras funções, ficará Paulo Ribeiro e um 3º, que para mim seria Ventura. Assim como assim, não é para jogar mesmo, aposta-se na prata da casa e dá-se algum traquejo ao míudo. Composição: Helton, Paulo Ribeiro e Ventura.

Defesa: Indiscutíveis Pepe, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Bosingwa, Fucile e Cech. Fica Lino e saíam, quanto a mim, Ricardo Costa (e já vais tarde), Mareque (espero que tenhas gostado do clima) e João Paulo (atraiçoado pelas lesões, pois acho-o bom jogador). Fica a faltar um central. Sugestões? Eu apostava em Rolando ou Nivaldo, ambos do Belenenses. A SAD, só para chatear, há-de ir buscar o Devic ao despromovido Beira-Mar. Composição: Bosingwa, Fucile, Pepe, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Lino, Cech e outro central.

Meio-Campo: Muitos galos para poucos poleiros. Gosto de Andres Madrid e Kaz e acredito que ambos teriam condições para jogar no FCP. Mas, onde? É que temos Paulo Assunção, Lucho, Raul Meireles e Ibson. E é uma pena, quanto a mim, desperdiçar o talento de Ibson que, apesar das notórias oscilações de Lucho, nunca chegou a ser opção por parte de Jesualdo. Castro, ao que tudo indica, fará parte do plantel. Paulo Machado, pelos vistos, será novamente usado como moeda de troca. E quem para o lugar de Anderson? Um jogador de características idênticas, ou opta-se por dotar o meio campo de maior consistência física? E o que fazer a Jorginho, que nunca se impôs no plantel portista? Composição: Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho e mais alguns, a escolher do leque de opções internas.

Ataque: Para as alas, nada melhor do que comprar uma via verde, dar guia de marcha e desejar boa viagem ao Alan. Quaresma e Lizandro, apesar de algumas oscilações, são indiscutíveis, podendo promover-se o regresso de Helder Barbosa. E o que fazer com Vieirinha, que tanto prometeu na última pré-temporada, para depois se eclipsar? Também se poderá encaixar o sevilhano Duda na equipa, parecendo-me uma excelente opção. Adriano e Postiga parecem-me intocáveis e, se pagamos 1,5 milhões pelo Mareque em Janeiro e o despachamos agora, convêm não fazer o mesmo com Renteria. Eu sei, também torço o nariz ao tipo, mas quem sabe, até pode ser que nos dê algumas surpresas (positivas). Bruno Moraes poucas condições terá de ficar, após as últimas declarações, claramente a forçar a saída. Precisavamos de mais um. Aceitam-se sugestões. Sem a opção for apenas e só interna, talvez Linz, adaptado ao campeonato português. Não temos, logicamente, a obrigação de vencer a Champions, mas se queremos vincar, de forma assídua, uma presença consistente na Europa, então temos que optar por um grande nome. E aqui pode encaixar Louis Saha. O problema é a motivação e provavelmente o ordenado obsceno que o francês aufere. Motivação nula, por mudar do mais excitante campeonato mundial para a Superliga, apesar do bónus de disputar a Champions. Numa aposta mais arrojada, pela idade do atleta, porque não Pauleta? Num contrato por objectivos, por uma época?

Importante: Nunca, em circunstância alguma, contratar, só para chatear os rivais, Carlos Martins (cruz credo) ou Miccoli (pequeno por pequeno, prefiro o Rui Barros que é mais magro).


Agora agradecia a vossa participação, numa salutar troca de ideias. Fico a aguardar...

7 comentários:

BRUNO ROCHA disse...

Existem mtos mais para levar a guia de marcha...mas o k me preocupa mais é akeles k vamos comprar para despachar depois...
Baliza: Acho k o baia devia ficar mais 1ano para obrigar o helton aplicar-se é k apesar de indescutivel se nao lutar para jogar vamos ter amrgos de boca.Uma boa compra seria o Benaglio ou o Daniel Fernandes do PAOK da Greçia.( o Nuno espero k não apesar de ser um Gr aceitavel, mas nao capaz de obrigar o Heltos a superar-se).
Defesa: Guia de Marcha nao so os do plantel actual mas como os que andam para ai emprestados,(li que o mareque é para despachar), mas tb leandro e outros.A contratar talvez tentar, Antunes, o Manel da Costa,o Ze Antonio k esta na Alemanha, porque nao o F.Meira.Mas a melhor contrataçao sera nao deixar sair PEPE e o Regresso de P.EManuel espero eu.
Medios: Ibson, R.Meireles, Lucho e P.Assunção, e ate J.paulo parece-me bem o resto era arranjar alguem capaz de jogar a 10 com genialidade,nao há é mtos eu nao me lembro de nenhum, capaz de ser contratado por nos a nao ser o Diego..ehehe
Ataque:Adriano, Renteria, Postiga, Quaresma e Lisandro, mas tambem gente para as Alas sao precisos, Vieirinha é de ficar, tudo o resto era por a mexer, Alan, Tarik Sonkaya entre outros.Opções de compra o Duda era mto bem vindo, o Grezlak ou ate o Linz eram boas escolhas..

Infelizmente vamos ter mtas compras que vao apenas servir os interesses dos dirigentes azuis, e os adeptos a penar..Dificilmente teremos tao cedo um outro Porto capaz de lutar na Europa por grandes Trofeus.

Vamos em Breve Receber um Carregamento da America do Sul (brasil e Argentina), esperem para ver.

Paulo Pereira disse...

Ora, ora, o caro amigo já por cá passou a opinar. Confesso k o Meira me atrai, mas deve ter um preço proibitivo, ainda para mais dado que é campeão alemão. O Manuel da Costa fala-se no interesse do Chelsea, o k o coloca num patamar financeiro impossível de alcançar. O Antunes seria a escolha ideal, não tivesse o Porto contratado o Lino. Guarda-redes é k sou contra contratações. Temos o Bruno Vale k é aceitável e capaz de suprir uma ausencia do Helton. 10 com genialidade e barato só no FManager. Já tivemos um, e vendemo-lo aos conas do Manchester. O outro foi quase dado ao Werder. E eles não nascem todos os dias...

Vê se ganhas apetite pro leitão...

Unknown disse...

Ora bem... Partindo do princípio que não vendem mais ninguém... e provavelmente é um princípio errado, parece-me que precisam claramente de um lateral direito que sirva de alternativa ao Bosingwa ( o Fucile apesar de tudo consegue jogar melhor do lado esquerdo) e de um lateral esquerdo que entre de caras na equipa (o Lino... bem, ele deu nas vista na Académica... que andou à rasquinha até à 28ª jornada, mas impor-se no Campeão é uma outra história). em relação a mádios defensivos, bem, claramente é onde estão mais bem servidos, mas não me espantaria se ainda fossem buscar o Costinha, que deve estar de saída do Atl. Madrid. Para o ataque é que a coisa vai pior... Para as alas, só têm mesmo o Quaresma, sendo que o Lisandro pode jogar pela direita, mas contratando 1 médio ala de raíz o Lisandro poderia jogar mais como avançado, onde, julgo eu, rende mais. O Duda seria uma boa hipótese... a vossa taxa de esforço é que não me parece capaz... talvez por empréstimo e se ele aceitar reduzir o salário... Para Nº10... bom, quanto a mim a única explosão que podem esperar do Jorginho é mesmo a explosão dos orgãos internos, e como tal, falta-vos claramente um jogador para essa posição... Daqui até julho, temos o Torneio de toulon, o europeu de Sub-21 e a copa América... uma prospecção bem feita pode revelar um novo craque, é tudo uma questão de estar atendo... Mas se têm dinheiro para gastar, porque não o Sneijder do Ajax???
Para a frente de ataque... O Adriano, por muito que o Jesualdo não goste dele, deve-lhe o Campeonato, e portanto deve ter a titularidade assegurada. O Postiga (obrigado por terem gasto uma pipa de massa e não o terem deixado ir para o SLB) é uma alternativa segura (sobretudo se conseguir ser mais constante que na época passada), o Lisandro quanto a mim, joga melhor a ponta de lança logo é uma óptima opção, e por fim têm o Rentería... o gajo no Football Manager marca que se farta... por isso, há que ter esperança!

Paulo Pereira disse...

Bem, essa da explosão dos orgãos internos do Jorginho é hilariante. Vê lá é se ele vos espeta dois golos na Luz. Avançado é uma questão de dinheiro. Outra excelente opção: Afonso Alves, agora inflacionado pelo facto de ter sido o melhor marcador europeu. Este marca k se farta e não é no Football Manager...

BRUNO ROCHA disse...

O sneijder era bom tem um bom remate de longa distancia.Esse afonso alves nao conheço. A questao do nº10 á assim o Sporting nao tem nº10 e apresentou no final de epoca um bom futebol e com golos por isso..nos jogamos mto tempo sem nº 10 e nao estivemos mal.Claro que eu gosto de um nº10 numa equipa tipo deco,anderson.Podiamos tentar o KAKA..nao sei

Anónimo disse...

É um tema que dá pano para mangas. Nos guarda-redes, Bruno Alves como nº2. Na defesa, apostava no míudo dos juniores, o Bura, para 4º central, despachando o Ricardo Costa. O Mareque vai dar um giro para outras paragens. No meio-campo é que é a confusão. Gosto do Paulo Machado, mas para encaixar onde? Com tantos médios...Gosto do Ibson e axo que pode suprimir a ausencia do Anderson. Também concordo com os comentários de que o ANderson não nos fez falta por ai além no ano passado. Ganhamos o campeonato sem ele. Precisamos sim é de um extremo. Porque não Sougou? Jovem, rápido e adaptado ao futebol português. Ficavamos com o Vieirinha, o Lisandro e o Quaresma. No ataque, é certo que precisamos de um avançado de créditos firmados para fazer companhia a Postiga e Adriano. Talvez Saha, se o Manchester o despachar. Eu sei que deve estar fora das possibilidades, mas Saviola era o máximo...

Anónimo disse...

A questão é o que a SAD irá fazer com o dinheiro. Li hoje na Bola que o Porto recebeu nos últimos 3 anos 155 milhões!!!!!!. Como é possível o passivo do clube continuar a aumentar? É certo que o Porto tem mercado para vários jogadores (Pepe, Quaresma, Lucho e Bosingwa), mas neste momento, julgo que o Porto deveria inverter a tendência dos últimos anos e apostar mais na prata da casa. Jovens como Bruno Vale, Vieirinha, Hélder Barbosa merecem uma oportunidade a alto nível.
Para as lacunas, se se optar por contratações, o mercado francês está cheio de talentos. Jovens, não muito caros e cheios de vontade de outros voos, que o Porto pode proporcionar. Um nome, ainda não muito conhecido: Tchite. Jogou ao lado de Sérgio Conceição, no Standard, onde marcava golos regularmente. No Anderlecht a mesma coisa. Pode ser uma boa opção. Saviola não temos hipótese. O tipo deve ganhar uma pipa de massa…
Vamos lá a ver o que o futuro nos reserva…