15 de junho de 2007

O Apito

Ainda existem, felizmente, na imprensa escrita alguns profissionais que vão tentando colmatar o défice de democraticidade que por lá impera. Os jornais tornaram-se, desde há muito, locais pantanosos, em que campeam pseudo-jornalistas, esquecidos do código deontológico e da ética que deve nortear a sua profissão. Ao invés, a coberto de artigos de opinião, ajustam-se contas, afiam-se facas, destila-se veneno, dá-se vazão a um ódio que tem tanto de ridículo como de inexplicável, tentando atingir, de todas as formas, o nome do FC Porto. Vem isto a propósito de um artigo, publicado ontem no JN, pelo chefe de redacção Paulo Ferreira. Vale a pena ler…


O APITO

“Os ingénuos por cuja cabeça passou a ideia de que a escolha de Maria José Morgado- a guardadora dos bons costumes dos tempos modernos- para vasculhar o "o Apito Dourado" não redundaria na acusação formal de Pinto da Costa andam agora com um sorriso de orelha a orelha. Eis um exemplo da alegria: "Os tempos que aí vêm exigem ainda mais prudência (a Pinto da Costa). Mas que ninguém festeje. O que existe, para já, é uma acusação. Grave, mas 'apenas' uma acusação. Falta provar que um campeão também se constrói com 'alternadeiras' e vinho verde".
Esta coisa saiu da cabeça do subdirector do diário desportivo "Record". Quem compra o jornal saberá seguramente avaliar o bom gosto de NUNO FARINHA.
Para o caso, não é a qualidade da escrita que interessa. É a ligação que NUNO FARINHA faz entre a acusação a Pinto da Costa e a construção do "campeão" F.C. Porto. Ao subdirector do "Record" - e a tantos, tantos outros - é isso que dói: o facto, infelizmente para eles tantas vezes repetido ao longo das últimas duas décadas, de o F. C. Porto se ter superiorizado aos "grandes" de Lisboa.
Esse imperdoável sacrilégio não lhe passa, nunca lhe passará, pela garganta.
A punição de Pinto da Costa, a consumar-se, servirá ao país que NUNO FARINHA imagina representar como prova evidente de que os maus acabam castigados, como prova de que a Justiça tarda mas não falha. Consegue ouvir-se ao longe o suspiro de alívio do subdirector do "Record". Deus nos livre que Pinto da Costa seja absolvido, como já aconteceu neste mesmo caso, entretanto reaberto por via do que conta num livro a ex-companheira do presidente do F.C. Porto. Deus nos livre.
Voltaríamos ao inferno da Justiça incapaz de punir os Ímpios que NUNO FARINHA jurou perseguir.
Sobretudo quando os ímpios ganham campeonatos e conquistam títulos europeus.
Os processos que envolvem Pinto da Costa farão o seu caminho, como todos os outros sob a alçada da Justiça. E Pinto da Costa deve ser condenado, se houver matéria para tal. Isso é uma coisa. Outra é esta rebuscada mania de lançar lama sobre o percurso vitorioso do F. C.
Porto.
Ligar as duas coisas é prova de estupidez e mau perder.”


Acrescento ainda: estupidez e mau perder é pouco. São eufemismos. Mas lá está. De um pasquim como o “Record”, jornalzinho da treta, que sempre norteou a sua política de informação por interesses clubistas, cedendo na isenção de que deveriam fazer alarde, era de esperar mais? Claro que não, respondo eu, pois a pergunta é meramente retórica. Num jornal onde existe um Cartaxana (nunca mais morre, esse cabrão), por onde passou um Delgado (guarda-redes medíocre e jornalista banal) existe agora um Farinha, que é mais do mesmo. Um mimo, que reage a estímulos, como os cães de Pavlov…

6 comentários:

Anónimo disse...

Como dizes, é bom ver que alguns jornalistas ainda empunham a batuta da isenção. O Record segue a linha de reciocínio de LF Vieira. Esse também queria que o Porto e PCosta fossem já condenados, escorraçados e punidos pela justiça desportiva. A presunção de inocência é algo vago, para esses senhores. O Porto representa uma pedra no sapato de muito boa gente. Como dizes, esses aproveitam agora a oportunidade para pequenas vitórias, pírricas, que lhes trazem uma felicidade momentânea. A justiça há-de funcionar, e depois quero ver o que os caeszinhos de Pavlov vão fazer. Cá para mim, metem o rabo entre as patas e vão ganir para a beira do dono.

Um abraço,

Anónimo disse...

Mais um excelente artigo, infelizmente aparecem poucos desse género na imprensa. Do Record, já todos sabemos o ódio que se destila naquela casa contra o Porto. Quanto ao Cartaxana, Rui de nome próprio, atendendo à idade do morcão, não deve faltar muito para irmos mijar à campa do tipo.

Uma abraço,

Anónimo disse...

É a comandita de sempre. E nessa corja pode-se colocar a juizinha morgado, cujo marido, o fiscalista Saldanha Sanchez tem relações promiscuas (e não me refiro a sexo) com LF Vieira. Tá td interligado. O aparecimento do livro da vaca escritora, publicitado antecipadamente pelo orelhas, de forma a que a muher do cineaste, k manda uns bitaites nos jornais, tivesse tempo de finalizar os capitulos. Acho espantoso é k considerem crucial o depoimento da...creolina. Já se ve k assim, tá tudo fodido!

Anónimo disse...

Paulo, nomeaste alguns merdas, mas esqueceste-te de um, também de apelido Farinho. O Alfredo Farinha, que era um dos mais odiosos inimigos do Porto, juntamente com outro cromo, o Manuel António. Cada artigo deles era um destilar de fel, sem nenhuma noção do que era a imparcialidade. Interessava, e interessa, é achincalhar, tentar provar que, se ganhamos, é por coisas extra-futebol. Por isso, é que me dá um gozo diabólico cada derrota so slb. Adoro sobretudo qd as mesmas acontecem em finais. O gozo aí é supremo. E, eles até nos podem combater, mas nunca nos vencerão. Podem ter certeza!

Um abraço,

José Pinto

P.S: Aparece no forum dos adeptos do Porto, onde se trocam ideias porreiras. www.fcporto.ws/forum. Tás convidado!

Anónimo disse...

Esse Farinha arrisca-se é a levar uma tacada nos cornos, não tarda nada...

Anónimo disse...

A terra dos "Bibis" e dos "Swingers"


1º Então começemos pelo vergonhoso e escandaloso caso das acções "fícticias". O famoso clube do Bairro & Benfica, andou durante anos sem pagar os impostos ao Estado, que pela Lei Desportiva, daria a despromoção de tal instituição para as distritais. E o que aconteceu? Nada. Não é bem assim, acontecer, até aconteceu... um famoso jantar com o Presidente do SLB e o candidato José Manuel Durão Barroso, a dar o seu incondicional apoio na campanha para as eleições legislativas. Chegado ao poder, José Manuel Durão Barroso nomeia Maria Ferreira Leite como Ministra das Finanças, que aceita como garantia acções sem valor nominal, as mais que badaladas acções "fantasma" para o vencimento dos impostos em dívida do clube do “colinho” . Estava assim, pago o "apoio" do SLB na campanha para as eleições legislativas.


2º Depois temos o Srº LFV arguido no famoso caso "Mantorras" e responsável pela falência do Alverca. Aonde param os “famosos” 5 milhões? Ninguem sabe… e ninguem quer saber. "Omo", lava mais branco, já dizia a minha Avó.


3º E o "caso" do desvio de 9 milhões da EPUL para o SLB na CML? E os terrenos e bombas de gasolina entregues pela Câmara Municipal de Lisboa ao clube do Regime? Nada acontece. Pois não... não acontece e não vai acontecer. Porquê? Porque o António Costa, vai saltar para a Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio do "aziado" Saldanha Sanchez para salvar o seu patrãozinho (Luís Filipe Vieira).


4º Porque é que ninguem investigou o vergonhoso jogo “Estoril-SLB”, com chuteiras oferecidas a àrbitros, jogadores comprados, etc... como afirmaram vários elementos do Estoril na altura?


5º E as "escutas" efectuadas ao Srº LFV e ao Srº José Veiga aonde são apanhados a escolher árbitros e mandar "beijocas" à La Flor e Bellá? Eh pah, isso não conta, pois não se ouve as 3 palavras mágicas da "ressabida" da Morgado: "fruta", "leite" e "chocolate".


6º E os "picantes" almoços no Restaurante Sapo como àrbitro Devesa Neto, que se deslocou com a comitiva do SLB, para poder assistir ao jogo da LC em Manchester?


7º E o "atrasado mental" do Procurador da Republica, que nem falar sabe, metido ali às 4 pancadas pelo Governo "xuxialista", que disse e passo a citar: "A Maria José Morgado era o SIMÂO DA MAGISTRATURA". É preciso dizer mais alguma coisa?


8º Não está o Srº Doutor Saldanha Sanchez (MBA na Independente), o "guru" da fiscalidade Portuguesa, conselheiro do Presidente do Benfica e Bazófias, sob a alçada da justiça por declarações explosivas sobre corrupção e corruptos, (seus amigos de infância e do peito). vindo agora dizer que essas afirmações são muito dífiiceis de se provar.


Melhor ainda, são aqueles casalinhos mesquinhos “Pinhão & Botelho” e “Malheiro & Carolina”. Muito melhor que “Bibis”, verdadeiros “Swingers”. Está mais que provado, pelos imensos nomes aqui citados, que o poder político, judicial, social, informativo, artístico e animal, residente na “lamacenta” capital, é sem margens para dúvida, o verdadeiro “POLVO” Lusitano. La Piovra Romana Portoghesa!!! É também do conhecimento geral, que o clube do Regime, foi o que ganhou em Portugal mais títulos com o “aval” da corrupção, não só no tempo da “Velha Senhora”, mas também na 1ª década do pós-25 de Abril, com o controle da arbitragem na FPF sediada em Lisboa, obviamente. Onde mais poderia estar sediada, não é meus “amigos”?


Mas, mesmo com esta pressão, descredibilizão, humilhação, destorção, etc… exercida durante toda a temporada futebolística contra o FCP, seu Presidente e grupo de trabalho, mostraram porque são os verdadeiros “HIGHLANDERS” lusitanos , ao tornarem-se BI-CAMPEÕES NACIONAIS. Nem com arbitragem toda condicionada do Minho ao Algarve, conseguiram os “sanguessuagas” retirar aquilo que tanto desejavam para o seu clube.


A Maria José Morgado , depois de gastar tanto “pastel” lá que conseguiu uma acusação, fraquinha, fraquinha, fraquinha… É incrível como esta senhora chega a Directora do DIAP de LISBOA, afastando da magistratura todos os seus inimigos, e velhos rivais. Esta senhora foi uma autêntica “trauliteira” no tempo do PREC, ao serviço do MRPP. Até casas ajudou a queimar. Quem não se lembra aquando do seu afastamento há uns anos atrás, a “peixeirada” que esta senhora fez. Ah, agora percebo de que escola veio o “4º classe” do LFV.


Para concluir a frase “CONTRA TUDO E CONTRA TODOS” faz todo sentido no contexto actual, e encaixa que nem uma luva no novo panorama português (Lisboeta). E ainda faz mais sentido, a famosa letra do saudoso Zeca Afonso “ELES COMEM TUDO, ELES COMEM TUDO E NÃO DEIXAM NADA” . E para terminar deixo-vos esta citação: "SI VIS PACEM, PARA BELLUM"!!! Eu traduzo : “SE QUERES PAZ, PREPARA-TE PARA A GUERRA”!!!