22 de maio de 2007

Nova sondagem

  1. Terminada a 1ª sondagem do blog, que propunha a auscultação dos adeptos portistas sobre a permanência, ou não, do actual treinador, é tempo de nova sondagem. "Quem foi o jogador mais influente, na conquista deste campeonato?" Pode parecer algo redundante, dado que o futebol é um jogo colectivo, mas permitirá aferir, de alguma forma, quem é que os apaixonados pelo desporto-rei consideram o mais influente, nesta caminhada até ao bicampeonato.
  2. Confesso que fiquei agradavelmente surpreendido pelos votos recolhidos na 1ª sondagem. Foram 20, um número pequeno mas que, atendendo ao tempo de vida deste blog e ao facto de ele não ser (ainda) um blog oficializado pelo FCP, considero extremamente positivo.
  3. E à pergunta de "Quem deverá ser o novo treinador portista?", ninguém que por aqui passou ficou indiferente. 80% dos votantes consideram que a orientação da equipa está bem entregue a Jesualdo Ferreira. 16 votos, num universo de 20, demonstram bem a gratidão portista pelo decano treinador.

Nota do autor: Obrigado a todos os que votaram...

1 comentário:

Bruno Pinto disse...

Ora vejamos: os comportamentos mais positivos da formação portista, na minha opinião, foram Quaresma, Pepe, Bosingwa, Anderson, Meireles, Postiga e Adriano. Escolhendo o número um, não só o mais influente do FC Porto como o MVP de toda a liga, a minha opção é Ricardo Quaresma. Apesar do abaixamento neste final de época, realizou dois terços de prova absolutamente fantásticos com, salvo erro, 17 assistências, 6 golos (entre os quais o melhor desta liga frente ao Benfica, pena que aquela trivelada à Bélgica não tivesse sido no campeonato) e muitos lances de verdadeiro génio. Foi dos mais utilizados do plantel e várias vezes considerado o "Man of the Match". Pepe foi durante quase toda a época o patrão daquela defesa - uma palavra também para Bruno Alves, que se exibiu em excelente plano e com 2 golos -, com exibições de grande categoria, inclusivamente no plano ofensivo (4 golos). Bosingwa foi dos que mais empurrou o conjunto para o ataque com os seus inúmeros "raides" por aquela banda direita. De longe, o melhor lateral desta liga, compensado agora com a chamada à selecção. Anderson esteve muito tempo lesionado, mas ninguém esquece a parte da época em que esteve a deslumbrar - o jogo do Dragão frente ao Benfica prometia ser épico. É um talento fantástico, oxalá o clube o consiga manter por vários anos. Meireles pautou sempre os seus desempenhos pela regularidade, é bom a defender e a atacar, para mim é uma peça essencial naquele meio-campo. Postiga marcou 10 golos e foi dos melhores na primeira volta, enquanto que Adriano emergiu na segunda, apontando 11, muitos deles decisivos e sagrando-se melhor goleador da equipa. Considero injustas as críticas veementes a Postiga, a memória curta no futebol é algo que me desagrada. É justo lembrar também Lisandro que apontou 8 golos e deixou (quase) sempre a pele em campo. A grande decepção foi para mim Lucho González, já que esteve muitos furos abaixo da temporada anterior, com desempenhos muitas vezes insuficientes. Mesmo assim, apontou 9 golos, o que só prova que é um executante de craveira internacional, apenas esteve em baixo de forma. Ou seja, respondendo directamente à questão: Ricardo Quaresma. Diz-se que já está negociado, eu espero bem que não seja verdade. A ter que se vender alguém, prefiro que seja o Pepe, pois penso que será de mais fácil substituição.