14 de agosto de 2008

Xistrema - parte II

O tema actual, quando se fala na Supertaça, é a nomeação de Xistra para juiz da partida. E, ao que se lê, não sou eu o único a ficar apreensivo com tal escolha. Nas palavras sempre sábias de Jorge Maia, no Jogo...

A Escolha

Tenho a nítida e desconfortável impressão de que vou ser o primeiro a falar sobre arbitragem...Não gosto de falar de arbitragem. Acho que, normalmente, a arbitragem tem as costas largas e não passa de uma boa desculpa para as más exibições das piores equipas. A meu favor, sempre posso dizer que o estou a fazer "à priori", embora admita que estas palavras possam ser entendidas como uma forma de pressão sobre a equipa de arbitragem que vai dirigir o jogo da Supertaça. Se me desse essa importância toda - e não dou - admitiria que sim, que são uma forma de pressão, pelo menos no sentido de exigir o máximo a Carlos Xistra e aos seus auxiliares. A Supertaça vale o primeiro troféu da temporada e é um jogo importante, especialmente quando se trata de um clássico, como é caso. Para a disputarem, o FC Porto e o Sporting tiveram de ser as duas melhores equipas da última temporada. Carlos Xistra, em contrapartida, foi o sétimo classificado da última época entre os árbitros do quadro principal. À sua frente, entre outros, ficou Pedro Proença. Claro que Pedro Proença nunca poderia apitar a Supertaça entre o FC Porto e o Sporting depois das queixas dos leões na sequência da derrota no Dragão, no jogo da primeira volta do último campeonato. Em contrapartida, ninguém se lembrou dos erros cometidos por Carlos Xistra no jogo da segunda volta, que o Sporting venceu por 2-0, com o segundo golo a ser ferido de ilegalidade com Vukcevic em fora-de-jogo. Esperemos que o árbitro de Castelo Branco e os seus auxiliares se saiam melhor no próximo jogo, embora isso não impeça que esta seja uma escolha desnecessariamente irresponsável e potencialmente polémica por parte do Conselho de Arbitragem da FPF.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Porque será que o Sporting não reclama do Apito?
O que queria dizer o Major Valentim, quando virado para o Dias Ferreira, falou em lagostas no balneário do árbitro?
Porque é que o Dr.Roquete disse que ainda não estavam reunidas as condições para a melhor equipa ser campeã e neese ano o Sporting foi campeão?
Porque terá sido, num célebre jogo de Moreira de Cónegos, entre o Moreirense e o Sporting, que o Martins dos Santos prejudicou claramente o Sporting? Vá lá, tem a ver com o Marítimo-Sporting da época anterior a essa.
Quem é que estava a trabalhar para o Sporting, no ano que os lagartos quebraram o jejum de 18 anos? Eu ajudo:começa por J.V...a.
Quem é que a meio dessa época veio contratar o Rodolfo Moura ao F.C.Porto, oferecendo-lhe 3 vezes mais do que ele ganhava no F.C.Porto?
Paulo um abraço