17 de abril de 2008

O derby da 2ª circular

Como eu ando um preguiçoso do caraças para escrever o que quer que seja, mantendo-me comodamente pachorrento num sofá, devorando séries atrás de séries e livros lidos a conta-gotas, nada melhor do que trazer à estampa algo com imensa piada, estilo verrinoso e simplisticamente bem escrito. Tá visto que não fui eu o autor. Foi o Marco [desconheço quem ele seja]. No rescaldo de mais uma retumbante viciação de resultados de que foi vítima o Benfica, às mãos do rival Sporting. Fica no Bitaites, por acaso eleito o melhor blog do ano passado.

"Já sei, já sei. Trata da azia e sê um desportista no teu espaço, ó lampião desconsolado. Pronto. Assim seja. Cá vai: parabéns, lagartos. Perdão. Parabéns, Sportinguistas. Parabéns. Ufa. Tinha esta palavra entalada na garganta e durante algumas horas fiquei sem saber se a deveria cuspir cá para fora ou se seria melhor enfiá-la na boca, deixá-la cair no estômago e esperar que no dia seguinte o aparelho digestivo e a leitura do jornal A Bola fizessem o resto.Mas a história do jogo até acabou por ser simples. Tão simples que faz lembrar um conto infantil: na primeira parte, o Benfica bom jogou contra o Sporting mau e chegou ao intervalo a ganhar 2-0 porque, lá está, nos contos infantis os bons vencem sempre. Após o intervalo, o Benfica bom ficou no balneário, vítima de um feitiço lançado pela Bruxa Má contra o Príncipe Vieira, e entrou o Benfica mau. Entretanto, o Sporting contratou a Fada Boa e esta usou um feitiço para trocar o Sporting mau pelo Sporting bom. Final da história: marcaram cinco golos ao Benfica mau e nós marcámos um ao Sporting bom. Já me sinto meio tonto com tanto bom-mau, bom-mau, mas mais vale recorrer a metáforas infantis do que escrever todas as caralhadas que me apetecia escrever depois deste jogo.Resta-me agora uma dúvida angustiante: será o Benfica bom melhor ou pior que o Sporting bom? Que teria acontecido se as versões boas de ambas as equipas tivessem jogado ao mesmo tempo? O passo seguinte poderia ser o de consultar o Espelho Mágico e desfazer a dúvida sobre qual é, afinal, a melhor equipa. Mas como tenho a certeza que o cabrão do espelho me falaria do FC Porto bom, pior ainda, do FC Porto assim-assim, só para me lixar ainda mais, é melhor deixar a conversa para uma altura mais propícia: quando recomeçar mais um ciclo.Luís Filipe Vieira, ó guru da bola, por favor dê-nos um novo circo, perdão, ciclo. Aguardamos as suas sábias palavras. Que nunca mais termine esse inspirador faz-de-conta que seremos campeões europeus para o ano e por aí fora até chegar aos arredores do Tempo. Que não diga, ó grande mestre, que vai ser um ciclo bom; diga antes que será um ciclo assim-assim nem que seja para fugir à demagogia de que é acusado - uma injustiça, senhor presidente, uma injustiça! Estou tão certo disso como 2 mais 2 serem cinco. Seis, desculpe! Se preferir variar o seu discurso para não enjoar a malta, prometa que vamos ser mais ou menos campeões. Crie a sua própria versão do encolher de ombros do ex-salvador Camacho. E ainda lhe dá alguma margem de manobra. Se toda esta estratégia falhar, esconda-se atrás da camisola suada do Rui Costa ou mande dizer que foi à procura do apito e volta já já já. Ah! Quase me esquecia! Alguém que parta o sacana do espelho se ele se atrever a falar."

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Paulo. Obrigado pela citação.
Quem eu sou? Bem, sou um benfiquista desconsolado, como se vê...
E estou farto de o meu clube estar entregue a uma cambada de demagogos e incompetentes que para disfarçar os seus próprios erros atiram areia para os olhos dos sócios: apitos dourados e coisas dessas. O que devíamos era com humildade aprender a reconhecer os feitos do nosso principal adversário, baixar a bolinha durante uns anos e reconstruir o clube até ele recuperar a sua grandeza desportiva.
Portanto o Benfica precisa é de menos tretas de mística e de mais trabalho, menos cagança com a glória e mais método.

Mas que se há-de-fazer? Sou benfiquista desde que me conheço e mudar de clube é impossível.

Um abraço e boa sorte para a final da Taça.

dragao vila pouca disse...

Um belo texto de um Benfiquista sensato e equilibrado e conhecedor.
Para eles basta um Porto assim assim.
Um abraço

BRUNO ROCHA disse...

É por estes benfikistas que eu ainda nutro alguma pena por estarem entregues aos bichos...De facto desportistas deste tenham eles a cor k tiverem , o futebol merecia mais e melhor dentro e fora das 4 linhas...