6 de maio de 2007

Faltam 4 pontos!

A imagem, tirada do site oficial do FCP, faz inteira justiça à figura do jogo contra o Nacional. Anderson! O Porto sofreu, mas soube controlar a ansiedade crescente para alcançar uma vitória importante, que o coloca a 4 pontos do título. Não vi o jogo. No Algarve, em gozo de férias, não tive a possibilidade de acompanhar a partida. Confesso que é bastante mais díficil e angustiante acompanhar um jogo crucial por sms. Nem jantei sossegado, olhando continuamente para o telemóvel, ansiando pelo característico toque a anunciar uma nova mensagem. Sabia que tal seria sinónimo de golo. SMS 1:" golo mal invalidado ao Lizandro". Praguejei em voz baixa, continuando o repasto. SMS 2:" golo anulado ao Adriano, desta vez bem". Comecei a transpirar de nervosismo. Olhei para o relógio. Fiz as contas mentalmente. "Bolas", pensei, "está quase no intervalo". Despachei num ápice a sobremesa. SMS 3:" o Diego defende tudo". Insultei em surdina o guardião do Nacional. Saí do restaurante, respondendo mecanicamente à minha mulher. SMS 4:" assim não vamos lá". Nada animador este último sms. Sempre que ouvia o toque, pensava: "é desta que marcamos". Afinal não foi nada. Disse à minha mulher que ía fumar um cigarro. Ela olhou-me com uma expressão estranha. Deve ser por eu não fumar. Finalmente, ao SMS 5, respirei de alívio: "golo do anderson. esta já cá canta". Passava nesse instante por um grupo de ingleses que se assustaram,quando lancei o meu grito de júbilo. Lembrei-me da lengalenga de Jesualdo, para justificar a ausência a titular de Anderson, contra o Boavista. "Uma equipa vive de rotinas, de ritmos". Não, senhor professor! Uma equipa vive dos génios que a compõem e, quando se tem um como Anderson, é um pecado, um crime capital, deixá-lo no banco de suplentes. Espero que tenha aprendido a lição, desta vez.
Os + do jogo:
Jesualdo - Sim, não existe qualquer engano. A nota positiva é só pelo facto de ter colocado Anderson a titular. Pena que essa conclusão se deva à derrota no Bessa e não ao mais elementar senso comum.
Anderson - A figura do jogo. Pelo golo, pelo que jogou (não vi a partida, mas sei ler jornais) e pelo que fez jogar. Maturidade invulgar para alguém tão novo. Um génio em potência, que irá ser determinante no futuro.
Bosingwa - Dono e senhor do corredor direito, com arrancadas supersónicas, atravessa um dos melhores momentos da época. Provavelmente, o futuro defesa-direito da Selecção. Indiscutível no onze portista, pese alguma imaturidade em alguns lances.
Fucile - Rezam as crónicas que nem foi muito determinante. Mas marcou. Por sinal, o seu primeiro golo de Dragão ao peito. Se acrescentarmos que é defesa-direito e é a ele que Jesualdo recorre frequentemente para fazer o corredor contrário, está tudo dito. Por mim, fica para a próxima época.
João Paulo - Gosto dele. Mostrou qualidade e serenidade, num jogo em que todos os olhares convergiam para o centro da defesa, devido à ausência dos titulates Pepe e Bruno Alves. Só isso já era bom. Ele procurou sempre mais. Foi à área adversário, procurando com afinco o golo. Bela partida.
Os - do jogo:
Lucho - Quem o viu na época transacta e quem o vê agora. Arrasta-se em campo, fugindo da responsabilidade. Num jogador da sua categoria, é de esperar sempre mais.
Cech - Titubeante, nervoso, sem rasgos de criatividade, é daqueles jogadores a quem a "bola queima". Não se impôs no seu flanco, continuando a ser um equívoco nesta equipa.
Arbitragem - Não foi desastrosa, mas o golo mal invalidado a Lizandro podia ter prejudicado seriamente a candidatura do Porto ao título. A culpa não é inteiramente dele, mas sim de quem o nomeou. Não lembra ao diabo a nomeação de um "rookie" para um jogo desta importância, envolvendo o 1º classificado e uma equipa ainda com ambições europeias.
FICHA DE JOGO
Liga 2006/07 – 28ª jornada (5 de Maio de 2007)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 39.628 espectadores
Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Assistentes: Bertino Miranda e José Oliveira
4º árbitro: Rui Costa

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, João Paulo, Ricardo Costa «cap.» e Fucile; Lucho González, Paulo Assunção e Cech; Anderson, Adriano e LisandroSubstituições: Cech por Raul Meireles (57m), Paulo Assunção por Jorginho (57m) e Lucho González por Ibson (71m)Não utilizados: Vítor Baía, Pepe, Alan e Renteria
Treinador: Jesualdo Ferreira

NACIONAL: Diego Benaglio; Patacas «cap.», Ricardo Fernandes, Cardozo, Ávalos e Cleber; Bruno, Juliano e Alonso; Diego José e RodrigoSubstituições: Cleber por Pateiro (60m), Bruno por Leandro do Bomfim (72m) e Rodrigo por Cássio (75m)Não utilizados: Rafael, Bruno Basto, Zé Rui e Zé Vítor
Treinador: Pedrag Jokanovic

Ao intervalo: 0-0Marcadores: Anderson (67m) e Fucile (88m)
Disciplina: cartão amarelo a Cleber (38m), Diego Benaglio (45m), Bosingwa (75m), Ricardo Fernandes (84m) e Anderson (90m)

Sem comentários: